A Caixa iniciou nesta segunda-feira, 5, em todo o país a testagem em massa para a covid-19 a empregados do banco que atuam no sistema de rodízio: uma semana em home office e outra em atividade presencial. O teste, que é facultativo, será feito até o dia 30 de outubro a partir das sorologias IGM (indica exposição ao vírus e fase ativa da doença) e IgG (indica que a pessoa já teve contato com o vírus e, para algumas situações, desenvolveu anticorpos de proteção no organismo).
A Apcef/SP chegou a questionar a Caixa se a medida não seria um protocolo para pôr fim ao rodízio e retomar com as atividades presenciais. A Caixa nega e afirma que o sistema de rodízio presencial/teletrabalho está mantido e que a testagem tem o objetivo de mapear os “empregados e regiões com maior exposição à covid-19, além de obtenção de insumos para aprimoramento dos protocolos de prevenção e ações regionais.”
A diretora do Sindicato dos Bancários/ES, Lizandre Borges, diz que é inevitável não interpretar a testagem como um prenúncio do fim do rodízio. “Oficialmente o banco nega. Esperamos que o propósito seja realmente fazer a testagem como uma ação preventiva de saúde e segurança no trabalho, demanda que, aliás, havia sido apresentada à Caixa há meses pelos empregados”.
Na prática, continua Lizandre, a Caixa não vem cumprindo o rodízio, que prevê a proporção de 70% dos empregados em home office e 30% em atividade presencial. “Não temos os números para atestar hoje como está sendo distribuído o revezamento. Mas o Sindicato tem recebido informações de que a proporção 70%/30% não está sendo cumprida em muitas agências”.
A dirigente explica que é crescente o número de empregados se voluntariando para trocar o home office pela atividade presencial. “Existe muita pressão do banco para que os empregados se voluntariem ao programa Quero Atender. A questão é que os empregados não estão indo para o serviço presencial atender a uma suposta demanda represada para pagamento dos benefícios sociais, como o auxílio emergencial, por exemplo, mas simplesmente para cumprir metas impostas pelo banco”.
As entidades também cobraram a disponibilização da testagem para os aposentados. Porém, a Caixa informou que, neste momento, a ação será direcionada exclusivamente ao pessoal da ativa.
A Caixa enviou para todas as unidades do país as orientações para a realização do exame em rede credenciada, com custeio pelo banco. Os empregados que tiverem alguma dúvida devem entrar em contado com a Gipes.

