Atualizado em 11/10
O Sindicato convoca os bancários do Santander para uma assembleia virtual nesta terça-feira, dia 11, das 9 às 17h30, para colher a opinião dos trabalhadores sobre a nova onda de terceirização de serviços imposta pela direção do banco e que começou nesta terça-feira, 3, pela área de manufatura, mas que pode se estender para outros setores.
Os bancários deverão dar respostas às seguintes perguntas: qual a sua opinião sobre as terceirizações anunciadas pelo Banco Santander? Você compreende que todos aqueles que prestam serviços em atividades que tenham como objetivo operações financeiras devam estar abrangidos pela representação dos sindicatos de bancários?
Os trabalhadores já cadastrados devem acessar a página de votação no site do Sindicato, fazer o login e autenticar as informações pessoais. Os não cadastrados precisam preencher um breve formulário com os dados de e-mail, CPF e data de nascimento. Depois é só votar.
Já possui cadastro? CLIQUE AQUI PARA VOTAR
Não possui cadastro? CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR
Mil e 700 trabalhadores transferidos
No último dia 3, o Santander iniciou a terceirização da área de manufatura, prejudicando, inicialmente, 1,7 mil funcionários, que começaram a ser transferidos para SX Tools, uma empresa criada pelo próprio banco. O objetivo é retirar direitos dos bancários para reduzir custos e aumentar lucros.
A mudança visa afetar contratos de trabalho, representação sindical e direitos dos bancários garantidos pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, uma manobra do banco espanhol. Outros setores do banco podem estar na mira do banco espanhol.
Protesto
Na sexta-feira, 7, os bancários realizaram um dia nacional de luta contra a terceirização. As agências do Centro de Vitória, Centro de Vila Velha e Centro de Cachoeiro de Itapemirim só abriram às 10 horas – normalmente, o banco começa a atender às 9h.


