Atenção bancários e bancárias capixabas: o Comando Nacional da categoria já definiu o calendário da Campanha Nacional 2020. A 22ª Conferência Nacional dos Bancários será realizada nos dias 17 e 18 de julho. Já a Conferência Estadual dos bancários capixabas está prevista para os dias 26 e 27 de junho. Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, as atividades serão online.
Defesa do emprego bancário, garantia de adequadas condições de trabalho e defesa dos bancos públicos estão entre os principais eixos para a campanha deste ano. Os bancários também vão lutar pela manutenção da mesa de negociação unificada, como destaca o diretor do Sindibancários/ES Carlos Pereira de Araújo (Carlão).
“Essa será uma campanha salarial diferenciada em toda a história da categoria e, mais do que nunca, precisamos do envolvimento e participação de todos os bancários e bancárias. Enfrentamos uma conjuntura difícil, onde além da pandemia, vivemos a nível mundial uma crise socioeconômica, agravada no Brasil por uma crise política, com um presidente que não tem medido esforços para retirar direitos. Um dos nossos eixos principais será a defesa da continuidade da mesa de negociação unificada, uma conquista da categoria bancária com 17 anos e que é fundamental, principalmente agora, em tempo de crise”.
A defesa do emprego bancário, da democracia, a luta por condições de trabalho que preservem a vida e a saúde mental dos trabalhadores, a defesa dos bancos e serviços públicos também estão entre os principais eixos da campanha. Outro ponto a ser incluído na pauta de discussão é o modelo de trabalho home office. Em meio à pandemia, muitos bancários e bancárias passaram a trabalhar remotamente.
Apesar de ser a melhor saída para os trabalhadores, já que permite o isolamento social reduzindo drasticamente a chance de contaminação, o home office deve ser limitado à pandemia. “O home office é hoje uma necessidade para preservar a saúde dos trabalhadores, mas não defendemos a implantação definitiva desse modelo, uma vez que ele acarreta uma série de problemas para os trabalhadores, como os custos operacionais nas costas do empregado”, frisa Carlão.
Bancário, participe das atividades!
Os congressos específicos estaduais dos bancos públicos e privados também serão realizados via internet, mas ainda não têm data definida. Nos dias 20 e 21 de julho serão realizadas as assembleias virtuais para a aprovação da minuta a ser entregue à Fenaban. Em breve serão divulgadas mais informações sobre a Conferência Estadual. Fique atento!
Calendário
26 e 27 de junho – Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias do ES
10 a 12 de julho – Congressos nacionais do Banco do Brasil e da Caixa
17 e 18 de julho – 22ª Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias
20 e 21 de julho – Assembleia virtuais para aprovação da minuta a ser entregue à Fenaban

