Trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade ocuparam a praça do Portal do Príncipe, em Vitória, na manhã de 1º de maio em um ato unificado pelo Dia Mundial do Trabalhador e da Trabalhadora. Promovida pelas centrais Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, Central Única dos Trabalhadores, Central de Trabalhadores Brasileiros, União Geral dos Trabalhadores, Força Sindical e Nova Central, a atividade política-cultural teve como tema “Dia do Trabalhador: por um Brasil mais justo”.
Os eixos de reivindicação deste ano foram: aposentadoria digna, redução do preço dos alimentos, empregos decentes, correção da tabela do Imposto de Renda para aliviar a carga tributária sobre os trabalhadores, redução dos juros para estimular investimentos e crescimento econômico, combate à carestia, igualdade salarial entre homens e mulheres e valorização do serviço público.
“O primeiro de maio é um dia fundamental na luta dos trabalhadores e trabalhadoras. É o dia em que nós celebramos as conquistas históricas que é resultado de muitas greves e inclusive de mortes de trabalhadores que deram suas vidas para que a gente tivesse conquistas”, reflete a coordenadora-geral do Sindibancários/ES, Rita Lima, que esteve presente na manifestação representando a entidade. “Além de celebrarmos essas conquistas, nos organizamos enquanto classe para cobrar dos governos Casagrande e Lula a nossa pauta que foi entregue a eles quando os elegemos”.
“Não baste ter emprego, é preciso ter direitos”
Entre as pautas, a coordenadora-geral do Sindicato destaca a revogação da Reforma Trabalhista, redução da taxa de juros e uma política para baratear o custo de vida da população brasileira. “Os trabalhadores estão pagando muito caro para comer. Nós queremos empregos decentes. Não basta ter emprego, é preciso ter direitos. E com essa Reforma nós não teremos direitos”, pontua.
A diretora sindical destacou ainda que a pauta também será encaminhada na Campanha Salarial 2024 da categoria e levada para a Fenaban: “cabe aos banqueiros também se responsabilizarem e não continuarem sendo cúmplices da miséria e da fome ganhando em cima da vida dos trabalhadores. Nós vamos levar essa pauta também, não só da redução de juros, mas da valorização do trabalho bancário e sobretudo pelo fim das metas que tanto adoecem os trabalhadores”, finaliza.
Luta e alegria
O ato unificado pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora contou ainda com uma programação cultural e serviços de atendimento ao público. Tendas foram montadas no espaço da praça do Portal do Príncipe para atender a população com questões jurídicas e trabalhistas. Para as crianças, foi planejado ainda uma área lúdica com brinquedos, pipoca, algodão-doce e mesa de pintura. Durante toda a ação, os presentes foram embalados por muito samba, prestigiaram a apresentação de dança e música do Instituto Serenata de Favela e assistiram ao show de Amaro Lima e banda.
Veja alguns registros do ato. (Fotos: Sérgio Cardoso)

