Os diretores do Sindibancários/ES e os delegados sindicais da Caixa realizaram na manhã desta terça-feira (17) uma ação em defesa do Saúde Caixa, o plano de saúde do banco público. Durante a atividade, que ocorreu em diversas agências do estado, os dirigentes e representantes entregaram exemplares de uma cartilha que traz os pontos críticos do modelo atual de gestão do Saúde Caixa e leram uma carta coletiva que destaca as reivindicações para a melhoria do plano.

“Estamos em todo o país hoje fazendo o ato com a leitura dessa carta unificada, assinada pelos representantes dos trabalhadores e trabalhadoras. Uma carta aberta cujo mote é ‘Quem cuida do Brasil merece ser cuidado’ e que reivindica que os trabalhadores do banco também precisam ser cuidados, assim como bem cuidam dos brasileiros e brasileiras usuários do banco”, disse o diretor do Sindibancários/ES, Ronan Teixeira. “Reivindicamos reajuste zero, derrubada do teto de 6,5% e melhoria na rede credenciada no atendimento operacional do nosso plano de saúde”, completou.

Além de distribuírem as cartilhas e lerem em conjunto a carta unificada, os dirigentes convidaram a categoria para participar da live sobre a situação do Saúde Caixa, que ocorrerá às 19 horas desta terça no YouTube da Contraf.

Pelo fim do teto

A Caixa não retirou de seu Estatuto o teto de gastos de 6,5% com a saúde de seus empregados, o que a impede de arcar com os 70% dos custos do Saúde Caixa, como definido no Acordo Coletivo específico do plano de saúde. Com isso, as empregadas e empregados pagam por um percentual cada vez maior.

“Nós estamos pagando muito caro pelo plano devido ao teto; estamos pagando mais que os 30%. Por isso uma das reivindicações é a sua derrubada. Queremos salvar o Saúde Caixa para as condições que ele já teve um dia. Nossa luta é para que a Caixa se responsabilize e assuma o compromisso de assegurar a assistência à saúde para todos nós, como está escrito no nosso contrato. É uma obrigação da Caixa, afinal quem cuida do Brasil merece ser cuidado”, refletiu a diretora do Sindicato, Rita Lima.

Reivindicações

• Reajuste zero no Saúde Caixa;
• Melhoria na rede credenciada;
• Direito ao plano pós-aposentadoria para todos;
• Descentralização do atendimento aos participantes e prestadores de serviços.

Negociação de 2025

Entre agosto e setembro, será discutido o novo acordo específico do Saúde Caixa. A pauta central é a derrubada do teto de 6,5% e a manutenção do modelo de custeio 70/30%. Os representantes da categoria avaliam que essa negociação não será apenas técnica — será política também.

Veja em fotos como foi a ação: