Nesta segunda e terça-feira, 11 e 12 de março, acontece a eleição para o Conselho de Administração do Banestes. O candidato Danilo Bicalho, atual representante dos empregados no conselho, tem o apoio do Sindicato dos Bancários.
Jonas Freire, diretor do Sindicato, explica a escolha: “ter no Conselho um representante dos empregados que seja comprometido com as pautas dos empregados é fundamental. Danilo Bicalho levantou pautas importantes nos seus primeiros anos e, acreditamos, vai continuar defendendo o Banestes público e estadual”, afirmou.
Vamos juntos outra vez
Danilo atua como representante dos bancários e bancárias no Conselho desde 2022 e está no Banestes há 15 anos. Atuou na Direção Geral e em diversas agências. Atualmente, exerce a função de gerente de agência em Jucutuquara.
É graduado em Comunicação Social pela Ufes e concluiu recentemente MBA em Governança Social, Ambiental e Corporativa (ESG) pelo Ibmec/Exame.
Propostas de Danilo:
– Reivindicar a instituição de uma política de estímulo à capacitação profissional dos empregados (auxílio educação).
– Implantação de política de valorização dos empregados com criação de Plano de Cargos e Salários.
– Aprimoramento das políticas de remuneração variável.
– Ampliação da contribuição patronal na Fundação Baneses.
– Fortalecimento e aperfeiçoamento de serviços da Banescaixa.
– Defesa do Banestes público e estadual, garantindo a efetividade de sua função social.
– Defesa de melhores condições de trabalho para os empregados.
Ações já realizadas nos primeiros anos de Danilo Bicalho conselheiro:
– Articulou a alteração da resolução de classificação das agências, atualizando a regra de cálculo do índice de porte das agências e extinguindo o nível G4.
– Inclusão do debate sobre o novo Plano de Carreira na pauta do Conselho, avaliando os estudos já realizados e encaminhando adaptações a fim de viabilizar a implementação.
– Propôs à Auditoria Interna que atuasse de forma educativa e preventiva, inclusive elaborando material com os principais pontos de atenção identificados, tanto na rede de agências, quanto nas áreas da Direção Geral.
– Solicitou à Diretoria de Administração que revisasse a política de reembolso de aluguéis para os gerentes de agência do interior e de outros estados; (em análise pela GENTE/DIRAD).
– Participou de grupo estratégico criado para acompanhar os desafios da área de Tecnologia.
– Pautou a priorização de investimentos financeiros e de pessoal em projetos estruturantes, como ERP e novo sistema de crédito.
– Propôs a alteração do limite de idade do colaborador em relação à contribuição patronal à Fundação Banestes de Seguridade, adequando às regras atuais de aposentadoria pelo INSS.
– Viabilizou uma reunião bimestral entre a Associação de Gerentes do Banestes e a Diretoria do banco, a fim de apresentar as principais demandas da rede de agências e da direção geral.
– Participou ativamente na aprovação pelo Conselho do destravamento da REV, proposta pela Diretoria do banco, antes limitada a 1,5 renda mensal.
– Na pauta orçamentária, incluiu previsão de recursos para temas de interesse dos empregados e apresentei os desafios e potencialidades para alcançar os resultados propostos.
– Contribuiu para a sensibilização do Conselho quanto à agenda ESG;
– Analisou criteriosamente as operações de crédito que foram objeto de deliberação do Conselho, sugerindo alterações para mitigar riscos e garantir a conformidade com normativos internos e com a boa prática bancária;

