Atualizada em 10 de fevereiro
A partir de hoje, dia 10, a 18 de fevereiro, as banestianas e os banestianos, da ativa e aposentados, têm um compromisso importante com as urnas: as eleições do diretor de Seguridade e dos dois conselheiros deliberativos da Fundação Banestes de Seguridade Social (Baneses). O Sindicato dos Bancários/ES apoia Ricardo Gobbi para a Diretoria de Seguridade e Sebastião Ferreira e Edson Catatau para o Conselho Deliberativo da Fundação.
“O Sindicato sempre avalia os candidatos e as candidatas com muita cautela antes de manifestar apoio. Após essa avaliação, temos plena convicção de que Gobbi, Catatau e Sebastião são os candidatos mais preparados para representar os interesses dos participantes e assistidos na Fundação Baneses. Por isso, banestiana e banestiano, se vocês também almejam uma Fundação forte e comprometida com a dignidade dos participantes e assistidos, votem nos candidatos apoiados pelo Sindicato”, recomenda o diretor do Sindibancários/ES Jonas Freire.
Como votar
Todos os participantes e assistidos da Baneses podem votar pela internet, por meio do site da Fundação (www.baneses.com.br) até o dia 18 de fevereiro. Cada participante/assistido poderá votar em um/a candidato/a para a Diretoria de Seguridade e dois candidatos/as para o cargo no Conselho Deliberativo.
Ricardo Gobbi busca a reeleição
Atual diretor de Seguridade da Baneses, Ricardo Gobbi busca a reeleição. Com vasta experiência acumulada ao longa da carreira bancária no Banestes – de técnico bancário a gerente de agência -, Gobbi é auditor interno licenciado para exercer o mandato de diretor de Seguridade. O candidato apoiado pelo Sindicato tem sólida formação. Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Finanças Empresariais (FGV), em Auditoria de Instituições Financeiras (Trevisan) e com MBA em Gestão de Previdência Complementar (Ibmec).

Gobbi é o candidato pautado na transparência, ética e comprometido com a categoria. O candidato dá alguns exemplos de conquistas alcançadas ao longo do seu atual mandato, que ele faz questão de destacar como uma construção coletiva: “Juntos, fizemos da Baneses uma entidade de sucesso: de 2015 a junho de 2024, a Baneses apurou 195,01% de rentabilidade acumulada, contra 116% das entidades abertas e 160,4% das fechadas, como a nossa. Juntos, conquistamos a elevação da contribuição paritária do patrocinador de 7% para 10%. Juntos, trabalhamos para que não fosse descontado o reajuste negativo dos benefícios de 2023, em reajustes futuros. Juntos, obtivemos a troca do indexador de reajuste de benefícios do Plano II de Aposentadoria, de IGP-DI para IPCA. Juntos, promovemos a integração da Banespar com o Sindicato, o que possibilita inserir os interesses dos aposentados e pensionistas na pauta de reivindicações, levada anualmente à mesa de negociação dos interesses da categoria com o Banestes pelo Sindicato”. Ele acrescenta: “Ciente de que o cargo é missão e serviço, continuarei unido aos que buscam a perenidade da Fundação e os interesses dos participantes e assistidos”.
Sebastião e Catatau disputam as duas vagas ao Conselho Deliberativo
Eu, Sebastião Ferreira, coloco novamente o meu nome à disposição das banestianas e dos banestianos, ativos e aposentados, para o cargo de conselheiro deliberativo da Fundação Baneses. Sou formado em Ciências Contábeis com especialização em Auditoria de Instituições Financeiras. Tenho quase quatro décadas de dedicação ao Banestes – 20 anos em agências e 19 na função de auditor na Gerência de Auditoria Interna. Há quatro anos fui eleito por vocês para exercer o cargo de conselheiro deliberativo da nossa Fundação.

Aproveito a oportunidade para agradecer o voto de confiança de cada um de vocês que me elegeu em 2021 para o cargo de conselheiro deliberativo. Foi uma honra representá-los ao longo desses quatro anos. Se eleito, meu principal compromisso é continuar exercendo com responsabilidade e afinco o cargo de conselheiro deliberativo. Meu objetivo central é sempre convergir os interesses dos participantes e dos assistidos à perenidade da nossa Fundação. Por isso o lema da nossa campanha é Juntos por um interesse comum.
Sou Edson Siqueira Gomes, mais conhecido como Edson Catatau. Quero contar com seu voto nas eleições do Conselho Deliberativo da Baneses. Tenho mais de 35 anos de serviços dedicados ao Banestes. Ao longo dessa trajetória, acumulei experiência nas mais diferentes funções, de técnico bancário a gerente geral.

Sou formado em Economia e pós-graduado em Comércio Exterior. Na Fundação, fui presidente do Conselho Fiscal e membro suplente do Conselho Deliberativo. É muito importante que os funcionários da ativa e os aposentados elejam representantes experientes, com coragem e capacidade para encarar os desafios da Fundação, que não são poucos. Meu compromisso é fazer uma gestão transparente e ética, que coloque sempre as demandas dos participantes e assistidos em primeiro lugar.
Peço o seu voto para defender e zelar pelos seus direitos na Fundação. Precisamos ter no Conselho Deliberativo representantes 100% comprometidos com os participantes e assistidos e com a perenidade da Fundação.

