Nesta manhã de terça-feira (04), dirigentes do Sindibancários/ES realizaram uma manifestação na agência do Santander no Centro de Vila Velha. A ação integra o Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Trabalhadores e Clientes do Banco Santander.  O banco que lucrou R$ 11,5 bilhões nos nove primeiros meses do ano, segue com um modelo de gestão perverso baseado na precarização do trabalho, demissões, fechamento de agências e terceirização.

Após o ato na agência do Centro de Vila Velha, os dirigentes do Sindibancários/ES visitaram todas as agências do Santander na Grande Vitória e de algumas cidades do interior do Estado para dialogar com bancários e clientes sobre as reivindicações. Os empregados denunciam as terceirizações fraudulentas realizadas pelo Santander, que tem utilizado dezenas de empresas para fraudar vínculos de emprego, reduzir direitos e enfraquecer a organização sindical dos trabalhadores.

“Este ato é um protesto contra todas as maldades que o Santander vem praticando contra seus empregados. O banco vem reiteradamente fechando agências, demitindo funcionários e terceirizando de forma fraudulenta os seus trabalhos. Isso prejudica muito a parcela da população que mais precisa de atendimento presencial. No Centro de Vitória, capital do Espírito Santo, por exemplo, não tem mais agência do Santander, forçando os clientes a se deslocarem para outros bairros e municípios mais distantes. Essa luta não beneficia apenas os bancários, mas todos aqueles que precisam utilizar o serviço bancário”, denuncia o dirigente do Sindibancários/ES e bancário do Santander, Cláudio Merçon.

Nos últimos 12 meses o Santander desligou 3.288 funcionários, sendo 2.171 só no último trimestre. O resultado dessa política de demissões imotivadas é o aumento da sobrecarrega dos empregados, que já são submetidos a metas inatingíveis e condições de trabalho insustentáveis. O respeito à saúde, condições dignas de trabalho, mais agências e atendimento presencial de qualidade também foram reivindicações dos empregados neste Dia Nacional de Mobilização.