Em plena pandemia, Bradesco demite empregados capixabas

06/10/2020 20:01

Cinco empregados do setor de câmbio foram demitidos nesta terça-feira, elevando para o sete o número de demissões no banco durante a pandemia

Nesta terça-feira, 06, cinco empregados e empregadas do setor de câmbio do Bradesco foram demitidos sumariamente sem justa causa. O banco, que havia assumido o compromisso em abril de não demitir bancários durante a pandemia, descumpre a palavra, vem promovendo dezenas de demissões em vários estados e engrossa a fila dos desempregados no Brasil. Com as demissões de hoje, sobe para sete o número de bancários capixabas demitidos durante a pandemia no banco.

Mesmo com a alta rentabilidade no primeiro semestre deste ano, que foi superior a R$7 bilhões, o Bradesco emitiu comunicado na última semana de setembro anunciando seu projeto de demissões. Para tentar “compensar” o desrespeito aos trabalhadores, o banco declarou que concederá a extensão dos planos de saúde e odontológico por mais seis meses além do que a Convenção Coletiva de Trabalho garante. Mas nenhum benefício ou extensão dele é capaz de amenizar as consequências do desemprego para um trabalhador.

“Os bancários e bancárias trabalharam arduamente, mesmo durante a pandemia, arriscando a vida, para cumprir as metas impostas pelo banco. E alcançaram. Basta olhar para o lucro do banco. Agora, essa é a resposta do Bradesco para esses empregados: demissão. O banco demite sem considerar a conjuntura do país, que atravessa uma grave crise econômica e social, e a pandemia. Essas demissões são consequências da reforma trabalhista e da aprovação da terceirização irrestrita, que empurram os trabalhadores para o desemprego ou para trabalhos precários. Precisamos nos mobilizar para barrar esses ataques”, enfatiza a diretora do Sindibancários/ES, Lindalva Firme.

No próximo dia 15 de outubro será realizado dia de luta contra as demissões no Bradesco.