(Atualizada 29/10/19 – às 17h12) Os novos empregados da Caixa parecem ter aprovado a iniciativa do Sindicato dos Bancários/ES de promover um encontro para, primeiramente, fazer esse contato de boas-vindas, contar um pouco da história de lutas do Sindicato, esclarecer dúvidas sobre direitos trabalhistas e tratar de pautas atuais, como o Saúde Caixa, por exemplo. O evento aconteceu neste sábado, 26, das 9h00 às 17h00, na sede social da APCEF/ES, em Bicanga, Serra.
Rita Lima, da diretoria do Sindicato, achou positivo o encontro. “Houve uma boa participação. Esse é um espaço muito importante para os empregados tomarem conhecimento sobre seus direitos, esclarecer dúvidas e propor ideias e apresentar demandas. Por isso, mesmo impedidos pela Caixa, não abrimos mão de garantir esse contato com eles”, afirmou.
A dirigente sindical se referiu ao fato de a Caixa aberto espaço ao Sindicato no seu encontro de ambientação dos novos empregados. Este ano, a Caixa impediu que os sindicatos de todo o país tivessem contato com os 2 mil novos empregados que ingressaram no banco por determinação da Justiça do Trabalho, que exigiu que a Caixa garantisse ao menos 5% de pessoas com deficiência em seus quadros. No Espírito Santo foram contratados 74 PCDs. “Sempre foi uma tradição a Caixa abrir esse espaço para o Sindicato. Não podíamos deixar de fazer essa conversa tão importante, por isso tomamos a iniciativa de realizarmos o encontro por nossa conta”, disse Lizandre Borges, da diretoria do Sindibancários/ES.
Saúde Caixa
Saúde é sempre um assunto de interesse porque afeta diretamente o empregado e seus familiares. Os concursados que ingressaram na Caixa a partir de setembro de 2018, de fora do Saúde Caixa, foram orientados pelo banco a contratar um plano no mercado. O acordo coletivo de 2018/2020, afeta os 2 mil PCDs recém-contratados em todo o país.
Lizandre Borges explicou aos novos colegas que a RH227 fixa o teto de reembolso dos para as respectivas faixas etárias, que servirão de referência tanto para o empregado da Caixa como para seus dependentes. Ela disse que o Sindicato dos Bancários/ES fez uma simulação, a partir da tabela de precificação dos planos de saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar, dezembro/2018), e constatou que o limite de cobertura fixado pelo banco deve dificultar a contratação de um plano de qualidade similar ao Saúde Caixa.
Ela afirmou que a tabela imposta pela Caixa está muita distante da realidade do mercado capixaba. “Quando você analisa o documento da ANS, constata que o plano de saúde do Espírito Santo são os mais caros do Brasil”. Lizandre deu como exemplo uma simulação de um empregado de 30 anos. Pelos cálculos da ANS, esse empregado pagaria R$ 852,67 em um plano individual de saúde no Espírito Santo com assistência ambulatorial e hospitalar. “A tabela definida pela Caixa, porém, limita o teto de subsídio do banco (50%) em R$ 230,71”.
Para contratar o plano simulado no exemplo, o empregado teria que desembolsar R$ 621,96. Pelo teto da Caixa, o plano não poderia ter mensalidade superior a R$ 461, para ficar dentro do limite de coparticipação de 50% para o empregado.
Assédio moral foi outro tema que despertou bastante interesse. Os novos empregados relataram algumas situações de assédio. O tema foi alvo de proveitoso debate, que necessita ser retomado. Nos encaminhamentos, o Sindicato se comprometeu em abrir uma agenda para tratar especificamente do tema assédio moral. A proposta é que as discussões ocorram em Vitória e nas subsedes do Sindicato em Colatina, Cachoeiro e Linhares.
Repercussão
Os empregados, de maneira geral, aprovaram a iniciativa. A reportagem do Sindibancários/ES ouviu alguns empregados ao final do encontro. Renato Bicalho, da agência Piúma, resumiu o encontro em uma palavra: “Esclarecedor. Eu tinha algumas dúvidas que foram bem esclarecidas”. Maria Salete Pinheiro, da agência Camburi, em Vitória, disse que a iniciativa foi bastante válida. “A parte que mais me interessou foi o Saúde Caixa. Afinal, saúde sempre é uma preocupação de todos”.
Vinnícius Antunes, da agência Pomeranos, em Santa Maria de Jetibá destacou a integração com os novos colegas. “Achei muito bacana essa oportunidade de ter contato com os outros colegas, discutir sobre nossas demandas. Foi uma boa experiência. Espero que aconteçam outros”, disse.
“Esse momento é importante para que os novos empregados saibam a importância desses instrumentos de luta para a vida profissional deles daqui pra frente. Nosso papel é dar visibilidade ao trabalho do Sindicato e mostrar o quanto eles são importantes nessa organização”, afirmou Renata Garcia, da diretoria do Sindibancários/ES, que contou um pouco da história de lutas do Sindicato.









