A mobilização contra a cassação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) funcionou. Ao todo, 318 deputados votaram pela suspensão de Glauber ante 141 que queriam a cassação do parlamentar. Glauber terá o mandato suspenso por seis meses. No seu lugar assume a suplente Heloísa Helena (REDE). A votação que impediu a cassação ocorreu um dia depois de o deputado ocupar a Mesa Diretora da Câmara em protesto à manobra que estava sendo articulada pela oposição para cassá-lo.
Horas antes da votação, no entanto, as informações que corriam nos corredores da Câmara davam como certa a cassação do deputado. “No final, prevaleceu o bom senso. É preciso registrar que a suspensão não deixa de ser injusta, mas evitou a cassação, que seria mais um golpe na nossa democracia. Não iríamos aceitar de jeito nenhum a cassação de um dos deputados mais comprometidos com as causas que verdadeiramente interessam ao povo brasileiro e a classe trabalhadora”, afirmou o coordenador-geral do Sindicato dos Bancários/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão). O dirigente lembrou ainda que durante a caravana nacional “Glauber Fica!”, o deputado passou pelo Espírito Santo e recebeu o apoio incondicional do Sindicato e da militância capixaba. Vitória foi a segunda capital visitada por Glauber, que percorreu os 26 estados e finalizou a caravana no DF.

Dirigentes do Sindicato recebem Glauber no aeroporto, durante a passagem da caravana por Vitória (Foto: Sérgio Cardoso)
A deputada estadual Camila Valadão (PSOL-ES) também se manifestou nas redes sociais sobre a permanência de Glauber. “Glauber ficou! Depois de muita luta e mobilização, o parecer do Conselho de Ética [da Câmara] pela cassação de Glauber foi rejeitado pelo Plenário da Câmara e foi aprovada uma suspensão de seis meses do mandato. Não é o resultado ideal, mas evita a perda do mandato construído na luta”, escreveu a deputada.
“Defesa do mandato vai além de um cargo”
Após a votação que suspendeu o seu mandato por seis meses, mas evitou a cassação, o deputado Glauber escreveu nas redes sociais: “Rodamos os 26 estados e o Distrito Federal com a Caravana Glauber Fica, realizamos atividades e atos por todo o país. Mostramos que a defesa de um mandato vai muito além de um cargo: é a defesa de um instrumento de luta da classe trabalhadora”.
O deputado afirmou ainda que segue firme “na defesa das conquistas democráticas, na luta contra a anistia, em defesa dos direitos e na luta para transformar a realidade, que muitos dizem ser impossível acontecer”.

