Aconteceu entre os dias 10 e 12 de março, em São Paulo, o 3º Congresso da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora. No evento, delegados e delegadas de todo o país deliberaram por ampliar instâncias de direção e aprovaram a criação de quatro novas secretarias: Mulheres Trabalhadoras; Economia Solidária; Trabalhadores e Trabalhadoras Autônomas e Relações Institucionais. Também foi escolhida a primeira mulher secretária-geral da entidade, Nilza Pereira, pioneira à frente de uma central sindical no Brasil.
Três dirigentes do Sindibancários/ES compõem a nova diretoria da Inter: Rita Lima, Carlos Pereira (Carlão) de Araújo e Idelmar Casagrande.
Mudanças na direção
A Executiva Nacional da Intersindical será composta por 7 membros (antes eram 5); já a Direção Nacional Plena terá 26 membros (antes eram 22).
A Secretaria de Combate às Opressões também foi atualizada e passará a se chamar Secretaria de Igualdade e Diversidade.
Ao todo, são 56 dirigentes de todo o país e de diversas categorias que terão a tarefa de defender as posições e orientações políticas aprovadas no 3º Congresso.
Primeira mulher a liderar uma central
A dirigente dos Químicos Unificados, Nilza Pereira Almeida, é a primeira mulher no País a estar à frente de uma central sindical.
Nilza é mãe de três filhos, sindicalista desde 1989, e tem uma trajetória coerente na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Conhecida pela grande capacidade de articulação política e verbal, Nilza é um exemplo de lutadora que conhece de perto a força do capital, os riscos ocupacionais, por ser trabalhadora química, e os avanços que a classe trabalhadora unida pode conquistar.
“Pela primeira vez temos uma mulher como secretária-geral, e isso é um marco para a história da classe trabalhadora. Também fizemos uma reforma estatutária importante que resultou na criação de novas secretarias, como a de Mulheres e a de Igualdade e Diversidade. Com as mudanças, a Intersindical avança e se coloca como fundamental na organização dos trabalhadores brasileiros. Nosso compromisso é continuar na luta para que os direitos de trabalhadores e trabalhadoras sejam garantidos”, aponta Rita Lima, coordenadora-geral do Sindibancários/ES e dirigente da Inter.
Com informações da Intersindical




