O Sindicato dos Bancários/ES ingressou na Justiça do Trabalho (TRT-17a) com pedido de prorrogação da liminar que mantém os funcionários e as funcionárias do Banestes do chamado grupo de risco em home office. Na justificativa, a assessoria jurídica do Sindicato alegou que a pandemia em todo o país e também no Espírito Santo atravessa sua fase mais aguda e que o retorno ao trabalho presencial colocaria a vida desses trabalhadores do Banestes em risco.
A juíza Rosaly Stange Azevedo acatou o pedido do Sindicato e prorrogou a liminar até o próximo dia 30 de abril. No seu despacho, a magistrada destacou que desde a decisão anterior, proferida em 13 de janeiro, não houve queda no quadro de infectados pela covid no Espírito Santo. “Os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado (https://coronavirus.es.gov.br/painel-covid19-es) apontam um aumento considerável no número de infectados nas três últimas semanas, o que demonstra de forma satisfatória que o quadro fático que deu origem as decisões anteriores permanece inalterado”, pontuou a juíza.
Bom senso
O coordenador-geral do Sindicato dos Bancários/ES, Jonas Freire, avaliou que prevaleceu o bom senso da Justiça em decidir pela manutenção da liminar. “Ficamos aliviados que a Justiça tenha acatado nosso pedido. Essa liminar está evitando que bancários e bancárias do grupo de risco não sejam infectados. Sabemos que as pessoas do grupo de risco são portadoras de alguma comorbidade e as chances do quadro da doença evoluir para uma complicação e até levar à morte têm de ser consideradas”, assinala.
O dirigente afirma que a situação da pandemia no Espírito Santo, assim como na maioria dos estados brasileiros, é bastante preocupante. “Vivemos uma espécie de efeito dominó. Um a um os sistemas de saúde dos estados estão colapsando. Estamos observando a situação em outros estados e percebendo que no intervalo de uma semana a oferta de leitos de UTI pode passar passar de crítica para caótica”.
Lockdown
O Espírito Santo, até essa terça-feira, 2, registrava 328 mil casos e 6.457 óbitos. A taxa de ocupação da UTI covid no Estado está em 77%, mas na região Central, que abrange municípios como Aracruz, Linhares e Colatina, a ocupação dos leitos públicos de UTI já é superior a 80%. A Bahia, por exemplo, está com taxa de ocupação de UTI nesse patamar de 80% e decretou lockdown há uma semana.
Jonas diz que o processo de vacinação em todo o país ainda está em ritmo muito lento. “Aqui no Espírito Santo, por exemplo, pouco mais de 120 mil pessoas foram vacinadas, uma média de 30 pessoas vacinadas para cada grupo de mil habitantes. É muito pouco. O isolamento social, junto com os cuidados sanitários, é ainda a medida mais eficaz para evitarmos o contágio. Os números não deixam dúvida de que temos que proteger vidas”, enfatiza.

