
Foto: Sérgio Cardoso
“Não, não à privatização”! Esse foi o grito dos bancários, bancárias, trabalhadores do campo e da cidade, lideranças sindicais, sociais e políticas no ato em defesa da Banestes Seguros, realizado no último dia 05, no Palas Center, no Centro em Vitória. A ação foi organizada pelo Comitê em Defesa do Banestes Público e Estadual e faz parte da campanha contra a privatização da seguradora.

Diretor do Sindibancários/ES Jonas Freire Santana (Foto: Sérgio Cardoso)
“Essa foi mais uma ação para alertar a sociedade capixaba sobre o que está em risco com a privatização da seguradora: a continuidade do Banestes 100% público. A Banestes Seguros é de extrema importância para o sistema financeiro estadual e para o banco e sua privatização traz prejuízo para toda a população capixaba”, denunciou o diretor do Sindibancários/ES, Jonas Freire

Coordenadora-geral do Sindibancários/ES, Rita Lima, destacou a importância da mobilização dos bancários (Foto: Sérgio Cardoso)
A coordenadora-geral do Sindibancários/ES, Rita Lima, convocou os bancários capixabas para a luta em defesa da seguradora. “Convidamos toda a categoria bancária, em especial os bancários dos bancos públicos, para que abracem essa luta. Não podemos deixar que Casagrande faça o mesmo que Bolsonaro e entregue o patrimônio do povo para a iniciativa privada”.
Parlamentares dizem “não” à privatização

Filipe Skiter (CSP-Conlutas), deputada estadual Iriny Lopes, presidente do Psol-ES, Toni Cabano. e Railam Pires (assesoria da vereadora Camila Valadão/Psol) – (Foto: Sérgio Cardoso)
A deputada Estadual Iriny Lopes também participou do ato e reafirmou seu apoio à campanha. “Estou com vocês na luta em defesa do Banestes público. Neste momento de desafios para a sociedade e para o governo, por que abrir mão de recursos para empréstimos e custeios que possam vir a assegurar empregos, investimentos na produção industrial e agrícola? Não posso me alinhar com posição desta natureza. Essa luta é de todos nós”, enfatizou.

Iriny Lopes declarou apoio à campanha em defesa da Banestes Seguros (Foto: Sérgio Cardoso)
A campanha “A Banestes Seguros é Banestes. Patrimônio dos capixabas” ganha cada vez mais apoio dos parlamentares capixabas. Nos últimos dias, o deputado federal Helder Salomão, os deputados estaduais Danilo Bahiense e Iriny Lopes e a vereadora Camila Valadão (Vitória) gravaram vídeos de apoio à campanha. O Comitê também vem conversando com outros parlamentares que têm demonstrado interesse em saber mais sobre a iminente privatização da seguradora. São eles Fabiano Contarato (senador), Vandinho Leite, Hércules Silveira e Sérgio Majeski (deputados estaduais), além dos vereadores Dalton Neves e Karla Coser. Dalton, inclusive, abriu espaço na Câmara de Vitória, no último dia 3, na tribuna livre, para o Comitê explicar por que a venda da seguradora é desastrosa para o Banestes.
Trabalhadores e lideranças de movimentos sociais abraçam a campanha

