A comissão de negociação das bancárias e dos bancários do Banestes se reúne nesta quarta-feira (03) com os representantes do banco para dar início às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) referente à Campanha Salarial 2024. O tema desta primeira mesa é “Saúde e Condições de Trabalho”. Já foram definidas também as datas e os temas das próximas mesas do mês de julho (confira no final deste texto).

A dirigente do Sindicato dos Bancários/ES Vanessa Espíndula explica a escolha do eixo para abrir as negociações com o Banestes. Segundo a dirigente, o tema saúde, especialmente, deve perpassar por outras mesas em razão de sua importância. Ela aponta que o adoecimento crescente da categoria, sobretudo o mental, tem mobilizado o Sindicato em torno do tema.

“Saúde já era um eixo central para nós e ganhou ainda mais relevância durante a Conferência Estadual deste ano. O tema sensibilizou muito as bancárias e os bancários”. Vanessa acrescenta que outro tema transversal e todas as mesas é a defesa do Banestes público e estadual. “Esse é um tema obrigatório e necessário. É imperativo fazer o debate sobre o resgate do papel social do Banestes, que vem se distanciando da sua vocação de banco público”, sublinha. 

Em junho último, o Sindicato concluiu, em parceria com o Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Ufes, a pesquisa “Nossa Saúde Importa”. Dados preliminares da pesquisa apontam que quase 40% dos bancários capixabas que responderam à pesquisa já foram trabalhar com atestado médico; 68% fazem tratamento psicológico ou psiquiátrico; mais de 30% usam medicamentos controlados. Ansiedade em nível grave, depressão e estresse são os males mais citados.

Condições de trabalho
Vanessa afirma que as banestianas e os banestianos têm apresentado ao Sindicato demandas recorrentes referentes às condições de trabalho. “São relatos de problemas que chegam ao Sindicato e que precisam ser solucionados. As rodadas de negociações com o banco abrem uma oportunidade para colocarmos esses problemas na mesa e, através do diálogo, solucioná-los. É preciso destacar que as condições de trabalho muitas vezes afetam a saúde do bancário. Se resolvermos esses gargalos, a saúde da trabalhadora e do trabalhador também melhora”, pontua. 

Ainda dentro do eixo condições de trabalho, a dirigente destaca o desrespeito ao trabalhador, o assédio moral e a falta de isonomia do banco com relação à valorização da funcionária e do funcionário. “São todos problemas que são trazidos da base e que precisam ser debatidos com o banco. Vamos tentar construir por meio do diálogo com o banco a melhoria da saúde e das condições de trabalho”, enfatiza. 

Próximas reuniões com o Banestes

  •  10/07 – Banescaixa e Plano de Cargos e Salários;
  •  17/07 – Cláusulas Econômicas + Reajuste;
  •  24/07 – Cláusulas Econômicas + REV;
  •  31/07 – Cláusulas Sociais e Sindicais.