Os empregados do Banestes se reúnem nesta terça-feira, 19, em assembleia geral para discussão e votação da sua minuta específica. A atividade será às 18h30, no auditório do Sindibancários, no Centro de Vitória. A defesa do Banestes público e estadual e da Banescaixa serão a centralidade da campanha dos banestianos em 2018. A minuta será entregue à direção do banco na quarta-feira, 20, marcando o lançamento da Campanha Nacional no Estado.
Os eixos e as estratégias da campanha específica dos empregados do Banestes foram definidos em plenária no dia 26 de maio. Neste ano, os bancários e bancárias também vão lutar pela manutenção do padrão de contratação, por nenhum direitos a menos e pela garantia da jornada de seis horas.
Para garantir a vitória nas negociações, a principal estratégia será a mobilização dos bancários nas agências e departamentos, junto com entidades ligadas aos empregados, como a Banespar e Agebes.
“Precisamos mobilizar bancários e bancárias de todos os municípios do Estado. Enfrentamos um momento difícil para os trabalhadores, em que direitos históricos estão sendo retirados. Não podemos abrir mão do nosso Acordo Coletivo e dos direitos que já conquistamos. Nossa vitória dependerá da nossa capacidade de mobilizar o maior número de bancários para participar da nossa campanha e fazer uma greve forte”, destaca o coordenador geral do Sindicato, Jonas Freire.
Confira as principais reivindicações
- O Acordo Coletivo continuará válido até o final das negociações e celebração do novo acordo.
- Contratação de mais bancários.
- Manutenção do Banestes 100% público e estadual.
- Contribuição do banco à Banescaixa, no mínimo, de forma paritária, e na forma de percentual, na mesma proporção das contribuições dos empregados ativos, aposentados e seus dependentes do Sistema Financeiro Banestes.
- Não contratação de bancários terceirizados em atividade fim ou por meio de outros modelos de contrato, como autônomos, intermitentes, temporários, a tempo parcial e 12×36.
- Garantia da jornada de seis horas.
- O Banestes se obriga a manter o controle das doenças ocupacionais e acidente do trabalho ocorridos nas suas dependências, bem como o reconhecimento dos acidentes de trajeto.
ASSEMBLEIA GERAL DO BANESTES
Dia: 19 de junho (Terça-feira)
Horário: 18h30
Local: auditório do Sindicato dos Bancários, Rua Wilson Freitas, 93, Centro, Vitória/ES
PARTICIPE!
Edital










