Na próxima quarta-feira (25), às 18h30, será realizada, no Centro Sindical dos Bancários, a Plenária de lançamento do Plebiscito Popular 2025 no Espírito Santo.
O Plebiscito, que está sendo organizado nacionalmente por diversos movimentos sociais, centrais sindicais, partidos políticos e organizações comunitárias e populares, irá consultar a população sobre temas que são centrais para a classe trabalhadora como a redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, o fim da escala 6×1, a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem recebe salário até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos.
O coordenador geral do Sindicato dos Bancários/ES, Carlos Pereira Araújo (Carlão) ressalta que o plebiscito é um instrumento de mobilização popular e também de pressão política. “Ele é uma ferramenta de organização e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras para intensificar os debates e reivindicações que são fundamentais para a sociedade e que precisam ser tratados como prioridade. Essas são mudanças que impactam diretamente a vida da classe trabalhadora, a fim de garantir o direito de viver com dignidade e só serão aprovadas com muita pressão popular”, avalia Carlão.
A votação começa em julho e se estende até setembro. O objetivo do plebiscito é mobilizar todo o país, construindo um processo democrático e popular na luta por justiça fiscal e trabalhista. Lembrando que já existem propostas em tramitação no Congresso Nacional e a mobilização é para pressionar politicamente para que esses projetos avancem e sejam aprovados.

