Milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos, se concentraram em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em Vitória, na tarde deste domingo, 21, para protestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que está sendo chamada de PEC da bandidagem, pois blinda os parlamentares, tornando quase impossível que deputados e senadores sejam processados criminalmente, e também contra a anistia para os golpistas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus cúmplices, entre eles militares.
“Nós não vamos aceitar um acordo de cúpula para salvar Bolsonaro”, afirmou o coordenador-geral do Sindicato, Carlos Pereira de Araújo (Carlão), que falou no ato em nome da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora. Carlão acrescentou as pautas que realmente interessam ao povo brasileiro, como o fim da jornada 6×1, a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, entre outras. “Nós queremos o que é nosso de direito, vamos nos manter unidos! Ousando lutar, venceremos!”, afirmou o sindicalista.
A diretora do Sindicato Rita Lima, falando em nome do Movimento Resistência e Luta, destacou: “Hoje é um dia histórico. Pela primeira vez na história do Brasil nós estamos acabando com a cultura da impunidade em relação aos golpistas. E nós, povo brasileiro, em todos os cantos do país, estamos dizendo não à esse Congresso que trabalha contra a democracia, descompromissado com a história da democracia deste país. Eles não passarão, porque o povo não aguenta mais tanta impunidade”.
O representante do Movimento Nacional de Luta por Moradia Valdeni Fagundes reafirmou que “os movimentos sociais têm que demonstrar a sua força, e isso nós estamos fazendo aqui hoje”. Ele chamou o público a permanecer na luta contra a impunidade. Representações estudantis, do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), da CUT, entre outras entidades, também falaram no ato.
A presidenta do PSOL estadual, Ane Halama, lembrou que em 2026 teremos eleições “e nós vamos dar esse recado [das ruas] para o pessoal aí de dentro também (apontando para a Assembleia Legislativa), para esse pessoal saber que nós não vamos aceitar essa bandidagem”.
O senador Fabiano Contarato (PT) chamou de absurda a posição do Congresso sobre a anistia e a blindagem e afirmou: “Isso não terá a minha digital; eu vou lutar para sepultar essa PEC [no Senado]”. Ele acrescentou que o Congresso, ao invés de ampliar o foro privilegiado como está fazendo, “deveria acabar com os super-salários, com penduricalhos, valorizar professores, policiais e enfermeiros”.
O deputado federal Helder Salomão (PT) reafirmou a importância de ver o povo nas ruas: “Isso mostra que a gente tem certeza de que está do lado certo da história; essa mobilização que está começando hoje no Brasil é que vai derrotar a PEC da blindagem”, afirmou.
A deputada federal Jack Rocha (PT) chamou a multidão a cantar “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” destacando o resgate da bandeira como símbolo nacional do povo. “Por tudo isso estamos nas ruas no dia de hoje denunciando o que está acontecendo no Congresso”, disse a parlamentar.
A deputada estadual Camila Valadão (PSOL) falou do recado das ruas: “Não seremos silêncio diante da tentativa de golpe; não aceitaremos as tentativas de fechar o regime democrático do nosso país; não aceitaremos ditaduras; não aceitaremos um Congresso que é inimigo do povo brasileiro, que não pauta o fim da escala 6×1 enquanto a nossa juventude está submetida a uma escravidão, um Congresso que não tem a coragem de pautar a taxação dos grandes ricos, daqueles que ficam andando de jatinho, daqueles que todos os dias sugam os recursos públicos desse país; um Congresso que não tem a coragem de estabelecer um projeto para garantir a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil; um Congresso que está lá usurpando o dinheiro do povo, ampliando os seus privilégios e suas prerrogativas. Tudo isso, não vamos aceitar”.
A deputada estadual Iriny Lopes (PT) chamou o povo a permanecer nas ruas. “O Senado só vai segurar essa PEC da blindagem se a gente segurar nas ruas, dizendo não a tudo isso”. Também o deputado estadual João Coser (PT) destacou a importância da resistência do povo brasileiro diante da PEC da blindagem e a proposta de anistia.
A vereadora de Vitória Ana Paula Rocha (PSOL) afirmou: “A gente vai dizer para aqueles que insistem em criminalizar a juventude negra que bandidos são eles”.
Ao final do ato, o cantor Silva e o grupo Regional da Nair fizeram suas apresentações em apoio ao movimento contra a anistia e a PEC da blindagem. “Estou muito feliz e honrado em estar aqui neste dia histórico para o Brasil, e estar na minha cidade, com tanta gente aqui. Vamos pra cima!”, afirmou Silva.
Fotos: Sérgio Cardoso

