A categoria bancária está de luto. Morreu ontem o primeiro bancário capixaba vítima da Covid-19 e da intransigência dos banqueiros. Marcos Antônio Vieira dos Santos Filho, Marquinhos, como era conhecido, era gerente da Caixa na agência São Mateus e tinha 36 anos.

Em memória a Marquinhos e em protesto contra a ganância dos bancos, que insistem em manter as agências em funcionamento, ainda que com restrições impostas por decreto do Governo Estadual, o Sindicato convoca a categoria a vestir preto como forma de luto nesta segunda-feira, 06.

“Temos que mostrar nossa indignação. A vida é o nosso bem maior e precisamos tomar todas as medidas para preservá-la”, diz o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire.

Para Carlos Pereira de Araújo (Carlão), também diretor do Sindicato, o decreto do Governo do Estado que suspende parcialmente o atendimento nas agências não evita que os bancários continuem expostos ao contágio da Covid-19. “Hoje a categoria está correndo risco de morte. A Organização Mundial de Saúde indica o isolamento social como única medida que pode reduzir o contágio do coronavírus. Não há outra solução”, afirma o diretor.

O Sindicato reafirma a urgência para o fechamento das agências bancárias, departamentos e financeiras, para não termos que lamentar outros óbitos na categoria. A proteção à vida tem que estar em primeiro lugar. Vista-se de luto e fortaleça nossa luta pela vida.

Nas redes

Se tiver trabalhando nas agências, departamentos bancários ou mesmo em home office, tire foto vestindo luto e envie para o WhatsApp (27) 99986-0330, para que possamos divulgar a mobilização da categoria em nossas redes sociais.