O Bandes abriu um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV) neste mês de novembro para enxugar ainda mais o quadro de empregados. Desta vez, não há restrições nos critérios de adesão. Até mesmo bancários e bancárias com pouco tempo de admissão podem se inscrever. Os benefícios do Programa também foram reduzidos e quem aderir ao PDV ficará no banco somente até o dia 30 de dezembro.
Para além desse achatamento dos benefícios oferecidos, o lançamento de um novo PDV traz à tona a precarização do atendimento e o consequente aumento da sobrecarga de trabalho para os bancários ainda na ativa. No último PDV, realizado em 2017, cerca de 26 empregados foram desligados. De lá para cá, nenhum concurso público para novas contratações foi realizado.
Assim como outras empresas públicas brasileiras, o Bandes vem sofrendo com a falta de investimentos e com o sucateamento.
“Mais um PDV representa o esvaziamento do banco. O Bandes, como banco público estadual, cumpre um papel primordial de incentivo e auxílio aos pequenos e médios agricultores e empresários. Na última crise hídrica no Estado, foi o Bandes quem socorreu os pequenos agricultores. Mas com a redução de investimentos, de captação de recursos, o banco diminuiu sua atuação junto a esses setores, e o pior, em plena grave crise sanitária e econômica. O momento exige o fortalecimento do Bandes, a contratação de mais empregados para ampliar o atendimento, e não a redução do quadro pessoal e, consequentemente, da presença do banco na economia local”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES, Derik Bezerra.
Atenção, bancários e bancárias!
Os benefícios adicionais oferecidos pelo banco são bem inferiores ao último PDV, realizado em 2017. Os bancários que aderirem ao PDV deste ano terão direito à cesta-alimentação e ao auxílio-refeição por apenas 12 meses, ao contrário do prazo de 36 meses proposto em 2017. Já o valor da indenização adicional poderá chegar a no máximo cinco salários adicionais. Sendo que em 2017, esse benefício foi de até 10,5 salários.
É importante lembrar ainda que a adesão ao PDV é voluntária. Por isso, se o bancário ou a bancária sofrer qualquer forma de assédio para entrar no Programa, deve acionar o Sindicato. A denúncia pode ser anônima por meio do nosso Canal de Denúncias.









