Os novos integrantes do Conselho de Usuários do Saúde Caixa (Cusc) tomaram posse na última quarta-feira, 15. A Chapa 1 – “Movimento pela Saúde” recebeu 71% dos votos. Um dos cinco conselheiros titulares eleitos, no pleito ocorrido em janeiro deste ano, é Humberto Passos Coelho, ex-presidente da Apcef/ES e que atualmente trabalha na agência Ufes. Os novos conselheiros têm mandato de três anos. Na reunião, os conselheiros eleitos, formados por representantes de todas as regiões do país, reiteraram o compromisso com o Saúde Caixa e a defesa do plano para todos os empregados do banco público, sempre com o foco no tripé: sustentabilidade, eficiência e transparência.
O diretor do Sindicato dos Bancários/ES Ronan Teixeira afirma que a chapa eleita está alinhada à luta em defesa do Saúde Caixa. Um dos desafios do novo conselho que tomou posse, destaca o dirigente, é derrubar a Resolução 42 da CGPAR. “Entre tantos legados negativos do governo Bolsonaro e da gestão Pedro Guimarães, a CGPAR 42 é uma ameaça porque põe em risco a sustentabilidade do plano”, adverte. Ronan lembra que a resolução retoma a discussão sobre custeio de planos de saúde – a participação da empresa estatal federal nos planos de saúde não poderá exceder a 50% da despesa.
Humberto Passos Coelho disse que na posse também ocorreu a primeira reunião do conselho com os representantes da Caixa, ocasião em que foi apresentado o Relatório Atuarial do plano, que revelou um resultado deficitário. O conselheiro capixaba afirmou que foi pedida uma reunião extraordinária para tratar especificamente do detalhamento desses resultados. “Queremos analisar os valores pagos para identificar o problema. Entendemos que o plano não é deficitário e esse modelo que defendemos é sustentável”, enfatizou Humberto.
O conselheiro acrescentou que existe um cronograma de reuniões ordinárias mas, sempre que o Cusc julgar necessário, será solicitada uma reunião extraordinária, como essa sobre os números do plano. Ele também informou que o Saúde Caixa vai realizar uma série de reuniões com associações de aposentados. Em maio, disse Humberto, a reunião será com aposentados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Comitê regional
Os conselheiros destacaram a grandeza do Saúde Caixa, mas reiteraram a reivindicação do olhar para o credenciamento de profissionais para o plano. Segundo os eleitos, cidades do interior são as que mais sentem dificuldade para encontrar profissionais que atendam ao Saúde Caixa. A proposta do novo conselho é que seja criado um comitê regional de credenciamento e descredenciamento para poder acompanhar mais de perto os problemas do Saúde Caixa.
No encontro, membros do Cusc informaram à gestão do Saúde Caixa que as cobranças retroativas realizadas pelo plano estão gerando dúvidas entre os usuários. Neste caso, é fundamental que os usuários respondam à Caixa, quando forem contatados, e busquem as informações necessárias para negociar o valor, resolver ou mesmo contestar as cobranças.
Calendário
No encontro, também foi apresentado o cronograma de reuniões de 2023. O Cusc se reúne trimestralmente. Todas as reuniões acontecerão das 9h às 13h.
1ª reunião – 15 de março
2ª reunião – 28 de junho
3ª reunião – 20 de setembro
4ª reunião – 6 de dezembro
Cusc
Criado em 2003, o Cusc se tornou um importante instrumento de transparência e acompanhamento da gestão financeira e administrativa do Saúde Caixa. O fórum é composto por cinco membros eleitos pelos participantes e por outros cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de três anos. O conselheiro Francisco Carlos Pugliesi foi escolhido pelos outros membros coordenador do Cusc.
Conselheiros
Titulares
Francisco Carlos Pugliesi (ativo)
Rafael Mesquita Rodrigues da Cunha (ativo)
Humberto Passos Coelho (ativo)
José Zani Carrascosa (aposentado)
Marcia Boiczuck Lacerda Krambeck (aposentada)
Suplentes
Antonio Sancho De Carvalho Araújo Filho (aposentado)
Adeir José da Silva (aposentado)
Claudio José Teixeira Cerqueira (ativo)
Marcos Roberto Meneguello Pereira (ativo)
Leila Aparecida Costa (aposentada)

