Hoje foi dia de paralisar agências para denunciar os banqueiros, que fizeram proposta rebaixada aos bancários nesta Campanha 2022, e chamar a categoria para a plenária que acontece logo mais, às 18h30, de forma virtual, pela plataforma Zoom (acesse o link aqui), para intensificar a mobilização a fim de forçar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a avançar na mesa de negociações.
Em Vitória, foram paralisadas até as 11 horas as agências da Reta da Penha – Banestes, Caixa, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú. Em Cachoeiro, ficaram fechadas até o meio-dia as agências Santander Centro e Bradesco Centro. A ação sindical integrou o Dia Nacional de Luta dos Bancários.
Proposta rebaixada
A proposta rebaixada apresentada pelos banqueiros após quase dois meses de enrolação na mesa de negociações é um reajuste salarial de apenas 5,82%, o que representa 65% da inflação acumulada entre 1º de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2022. Para se ter uma ideia do desrespeito aos trabalhadores, a estimativa de Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação, para o período é de 8,88%. Para os vales alimentação e refeição, o índice proposto pelos banqueiros é de apenas 7,19%, o que corresponde a apenas 81% da inflação geral e cobre somente 43% da inflação dos alimentos acumulada em 12 meses.
Enquanto isso, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Santander continuam lucrando bilhões: nos seis primeiros meses de 2022, eles arrecadaram R$ 74,2 bilhões apenas com tarifas cobradas dos clientes, alta de 7,5% em relação ao mesmo período de 2021.
Todos e todas à plenária
📆 Dia 23/08, terça-feira
⏰ 18h30
📲 ON-LINE Via Zoom: https://us02web.zoom.us/j/86761679999

