Pesquisa traça perfil do bancário em home office

06/07/2020 19:02

Na pesquisa, bancários e bancárias vão responder questões sobre a função exercida, jornada de trabalho, família, condições de moradia entre outras. A pesquisa deve ser enviada até o dia 14 de julho

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as autoridades de saúde orientam que o isolamento social é a medida mais efetiva para evitar a propagação da doença. O teletrabalho ou home office passou a ser uma realidade para milhões de trabalhadores no Brasil e no mundo. Com os bancários não foi diferente. Por isso, uma pesquisa, com a coordenação técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), quer saber o perfil dos bancários e das bancárias de todo o país que passaram a trabalhar em home office. A decisão de fazer o levantamento foi deliberada em reunião do Comando Nacional dos Bancários no final de junho.

Para Carlos Pereira de Araújo (Carlão), que integra o Comando Nacional da categoria, é muito importante traçar esse perfil para interpretar e conhecer melhor os bancários que estão em teletrabalho. “A pesquisa vai permitir obter dados profissionais e familiares desses trabalhadores”, afirma o dirigente.

Carlão lembrou que o trabalho remoto já está nas pautas estaduais e regionais e já tem lugar cativo na Conferência Nacional deste ano. “É importante que os bancários e as bancárias participem da pesquisa para que possamos levar esses dados para o debate nacional e em seguida para a mesa de negociação com embasamento”.

O Sindicato dos Bancários/ES, afirma o dirigente, entende que o home office deve ser analisado do ponto de vista da garantia dos direitos dos trabalhadores. “Precisamos entender as condições de trabalho em casa relacionadas à saúde, garantias de infraestrutura de trabalho, a integração familiar, os prejuízos da perda do contato presencial de troca com os colegas no ambiente de trabalho entre outras questões que a pesquisa poderá ajudar a indicar”, assinala Carlão.

Por meio de um formulário eletrônicos, os bancários responderão um questionário elaborado pelo Dieese, que analisará os dados e apresentará os resultados durante a 22ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece nos dias 17 e 18 de julho, por videoconferência, como forma de embasar o debate sobre a minuta de reivindicações para a Campanha Nacional da categoria.

O questionário deve ser acessado neste link. Para responder as 14 questões que compõem a pesquisa, o participante não precisa se identificar. Alguns campos também não são obrigatórios, como informação sobre salário, por exemplo. Importante, o prazo para envio do questionário se encerra no dia 14 de julho. Participe!