O Banco Santander, atendendo às reivindicações do movimento sindical e às novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou novas medidas para prevenção e controle da covid-19, incluindo novas regras de testagem sorológica.
De agora em diante, os testes para constatantes (pessoas que tiveram contato com alguém contaminado) serão no 5º dia após o contato com um caso confirmado de infecção com o novo coronavírus, mesmo que assintomático.
Nestes cinco dias, o trabalhador aguardará em casa e seu ponto eletrônico será abonado com uma justificativa específica para isto. Se o teste der negativo, o bancário volta ao trabalho e em caso de resultado positivo ele permanece afastado.
O movimento sindical também tem cobrado a implementação de medidas adicionais para garantir a segurança sanitária dos trabalhadores, além de um padrão de protocolo que abranja todos os bancos.
Denúncia
Caso o banco não esteja cumprindo os protocolos, bancárias e bancários devem entrar em contato com o Sindicato dos Bancários/ES. As denúncias podem ser anônimas por meio do Canal de Denúncias do Sindibancários/ES
Fonte: Fetraf- RJ/ES

