Em reunião na quarta-feira, 31, o Santander apresentou à Comissão de Organização dos Empregados (COE/Santander) as ações para promover a diversidade em seu quadro funcional, com base no relatório de sustentabilidade de 2022.
“A gente acha positivo que o banco procure o movimento sindical para passar esses dados, mas ainda há um longo caminho para que atinjamos o que ideal em relação à diversidade”, afirma o diretor do Sindicato e membro da COE/Santander, Claudio Merçon (Cacau).
Dentre as medidas estão a participação das mulheres nos cargos de decisão e em áreas estratégicas, como as vice-presidências de Varejo e de Finanças e o setor de Recursos Humanos. Segundo o banco, as mulheres representam 33% do Conselho de Administração e 40% do Comitê Executivo.
O Santander admitiu que nem sempre é cumprido o percentual previsto na lei de cotas para pessoas com deficiência, que determina a contratação de 5% de empregados PCDs. Porém, alegou esforços a fim de melhorar este índice.
O banco também disse que irá destinar três mil bolsas de estudos no âmbito do Santander Universidade, exclusivamente a homens e mulheres negras em cursos preparatórios para certificação Anbima (CPA-10, CPA-20 e CEA); e de idiomas.
Outras ações apresentadas são: um programa de desenvolvimento de mulheres, lançado em evento realizado no Dia Internacional das Mulheres, com a participação de 12 mil empregadas, e a contratação de 205 estagiários negros, no âmbito do programa Jovens Talentos.
Nas próximas reuniões, ainda sem data para ocorrer, o Santander se comprometeu a apresentar ações voltadas para os trabalhadores LGBTQIAP+; de combate ao assédio sexual; e aos empregados com mais idade.

