
Bancários e bancárias da agência da Caixa de Jardim da Penha, em Vitória, aderiam ao movimento (Foto: Lorraine Paixão)
Hoje o dia foi de mobilização nacional dos bancários e das bancárias da Caixa por reajuste zero e pela melhoria da qualidade do Saúde Caixa. No Espírito Santo, as agências de Jardim da Penha, em Vitória, e do Centro, em Vila Velha, tiveram a abertura retarda em uma hora. Nesta sexta-feira (20), às 12h30, em Brasília, será realizada a próxima reunião de negociações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa.

Bancários e bancárias da Caixa do Centro em Vila Velha também participaram do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa (Foto: Sérgio Cardoso)
Desde 2017, os empregados e as empregadas da Caixa lutam pelo fim do teto de 6,5% da folha de pagamento para custeio do banco com o Saúde Caixa. Essa é a principal barreira que impede a sustentabilidade do plano, a médio e a longo prazo, e que têm provocado o aumento abusivo dos custos da mensalidade para os usuários e os bancários. O diretor do Sindibancários/ES Ronan Teixeira representa os bancários capixabas na mesa de negociação com o banco. Durante a ação desta quarta-feira (18), ele enfatizou quais são as principais reivindicações que serão novamente cobradas do banco.
“Realizamos mais um Dia Nacional de Luta pelo Saúde Caixa e não vamos parar até que o banco atenda nossas reivindicações, que são o reajuste zero das mensalidades, a derrubada do teto e o aporte dos anos em que a Caixa não cumpriu os 70%. É necessário que o custo seja arcado com reembolso pela Caixa. Não aceitamos retrocesso e seguimos juntos e juntas nessa luta”, frisou.
Bancárias e bancários das agências também aderiram o Dia Nacional de Luta e manifestaram muita disposição para seguir com a campanha “Queremos saúde, Caixa!”. “Os bancários estão muito preocupados se vão conseguir arcar com a mensalidade do plano, que está cada vez mais alta. Por isso que a campanha em defesa do Saúde Caixa ganha cada vez mais adesão na categoria. Temos uma história feita de muitas lutas para garantir direitos e agora não será diferente. Vamos nos manter mobilizados e pressionar a Caixa para garantir reajuste zero e todas as outras reivindicações”, destaca a diretora do Sindibancários/ES Rita Lima.
Principais reivindicações
• Reajuste zero nas mensalidades do Saúde Caixa;
• Fim do teto de custeio de 6,5% da folha salarial;
• Cumprimento do modelo de custeio 70/30;
• Respeito aos princípios do mutualismo, solidariedade e ao pacto intergeracional;
• Melhoria e ampliação da rede credenciada própria;
• Compartilhamento das redes de outros planos;
• Plano na aposentadoria para contratados depois de 2018;
• Fortalecimento do GT Saúde Caixa;
• Fortalecimento do Conselho de Usuários;
• Maior participação dos usuários e representantes dos trabalhadores na gestão do plano;
• Funcionamento efetivo dos comitês de credenciamento;
• Aporte pela Caixa dos valores pagos a menor.

