Após submeter o Comando Nacional dos Bancários a dois dias exaustivos de negociação, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou nova proposta rebaixada, com reajuste de apenas 4,64% nos salários e demais verbas. A reunião terminou na tarde do último sábado (31) e foi seguida pelas rodadas de negociação com o Banco do Brasil e Caixa. A propostas da Convenção Coletiva de Trabalho e dos acordos específicos serão colocadas em discussão em plenárias nesta terça-feira (03), às 19horas, e em votação nas assembleias virtuais, das 20 horas de quarta-feira (04) às 20 horas de quinta-feira (05).

Plenárias

Nesta terça-feira (03), às 19 horas, serão realizadas plenárias específicas com os bancários e bancárias da Caixa, Banco do Brasil e dos bancos privados. As reuniões serão realizadas on-line por meio do aplicativo Zoom. Na ocasião, os bancários poderão esclarecer as dúvidas sobre as propostas. Para participar da plenária basta clicar aqui. Ao solicitar o acesso na sala virtual, o bancário ou a bancária deve identificar-se com nome, sobrenome e o banco em que atua.  

Proposta Fenaban

Diante da proposta de apenas 0,7% de aumento real e zero avanço em questões fundamentais como garantia do emprego bancário e melhores condições de trabalho, a direção do Sindibancários/ES orienta pela rejeição das propostas da Fenaban, da Caixa e do BB. Para 2025, o aumento real segue rebaixado, de apenas 0,6% para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.

“Ao longo dessas 13 rodadas de negociação, os bancos tentaram a todo custo impor reajuste abaixo da inflação e fracionado, para dividir a categoria. Todas as propostas foram negadas na mesa. Mesmo assim, chegamos no limite da nossa data base e o que eles nos apresentam não chega a sequer 1% de ganho real. Isso é no mínimo absurdo diante da alta rentabilidade dos bancos, que em 2023 foi de R$ 145 bilhões. Agora é hora dos bancários e das bancárias se manifestarem na assembleia contra essa proposta vexatória”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES Carlos Pereira de Araújo (Carlão), que integra o Comando Nacional.

Emprego bancário

O fim das demissões e das contratações terceirizadas também foi negado pelos bancos. O padrão de trabalho precarizado liberado pela reforma trabalhista foi declaradamente absorvido pelos bancos. A continuidade desse padrão de contratação coloca em risco o emprego bancário, como alerta Carlão.

“Os bancos foram os principais lobistas pela aprovação da reforma trabalhista e seguem ampliando a terceirização. Temos que resistir pois é o nosso emprego e o futuro da categoria bancária que estão em risco. Nos bancos privados, principalmente no Santander, a prática tem sido demitir o bancário e recontratá-lo como terceirizado, com menos direitos e em condições mais precárias. Não podemos aceitar essa perversidade”.

Assembleia

A assembleia de votação das propostas será realizada por meio do sistema de votação on-line do Sindibancários/ES das 20 horas de quarta-feira (04) às 20 horas de quinta-feira (05). Ao entrar no sistema, o empregado deve fazer um login autenticando suas informações pessoais.  Para quem já tem cadastro no sistema do Sindicato, basta logar com e-mail e senha. Quem ainda não é cadastrado deve preencher um breve formulário. Após checagem das informações, o empregado poderá acessar a página de votação e votar na proposta geral da Fenaban e, caso seja bancária da Caixa ou do BB, votar na proposta de acordo específico do banco em que atua. A  assembleia é aberta a bancários sindicalizados e não sindicalizados.

Já possui cadastro? Clique aqui

Não possui cadastro? Clique aqui

Dúvidas ou dificuldades de acesso, entre em contato com o telefone de plantão do Sindicato: (27) 3331-9999 ou 3331-9953.

Confira o edital