Os diretores do Sindibancários/ES, Iracélio Lomes e Fabrício Coelho, se reuniram com o novo gerente regional do Bradesco, Geferson Rui Henker. Na conversa, que aconteceu em dois de setembro, os dirigentes sindicais falaram da atuação da entidade e da concepção sindical que ela tem, além de debater temas como assédio moral, imposição de metas, protocolos para prevenção da Covid-19, sobrecarga de trabalho e outros temas.

Geferson assumiu a função em julho, quando foi marcada uma reunião entre ele e o sindicato, mas que ficou impossibilitada de acontecer pelo fato de o gerente ter contraído Covid-19. Segundo Fabrício, um dos informes dados pelo sindicato é de que a entidade não assina o Acordo Aditivo Nacional de Colaboração de Assédio Moral.

Fabrício explicou que o sindicato toma essa decisão por acreditar que o assédio moral é algo institucional, e não uma ocorrência de forma isolada. Inclusive, foi destacado na reunião que, a partir de agosto, ou seja, pouco tempo depois da chegada do novo gerente, o número de trabalhadores e trabalhadoras que têm denunciado aumento de cobrança de metas cresceu. “Há relatos de excesso por parte de gestores. A cobrança por metas tem aumentado muito, beirando o assédio moral”, diz.

Covid-19

Fabrício relata que o Bradesco tem enviado ao sindicato, em tempo real, todas as informações necessárias sobre os casos de contaminação por Covid-19 em meio às trabalhadoras e trabalhadores. Durante a reunião foi solicitado que essa iniciativa se mantenha.

Fidelize

Entretanto, o Sindibancários recebeu queixas de trabalhadoras e trabalhadores sobre sobrecarga de trabalho e um grande número de pessoas no Fidelize, estrutura montada no Shopping Vitória para atender as servidoras e servidores da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), já que seus salários passarão a ser pagos por meio do Bradesco.

Ao visitar o local, o sindicato constatou que, apesar de ter um controle na entrada e de os protocolos sanitários contra Covid-19 estarem sendo cumpridos, a entidade ficou preocupada em encerrar a prestação do serviço nesta sexta-feira (10). “São 16 mil pessoas se deslocando até lá. A maioria já foi atendida na agência ou na estrutura do shopping, mas a preocupação é o banco, nessa pressa, perder o controle. Alertamos o Bradesco sobre a possibilidade de perder o controle das pessoas na entrada e gerar aglomeração”, diz Fabrício.

Esse assunto, afirma Fabrício, foi recordado na reunião. “Deixamos claro que se não for possível atender todo mundo até o dia 10, o que deve ser feito é prorrogar o funcionamento da infraestrutura ou encaminhar as pessoas para as agências, mas não promover aglomeração”, destaca, salientando também a preocupação do sindicato com a possibilidade de haver sobrecarga de trabalho para cumprir com o atendimento total até a data limite estabelecida.

Contratações

Geferson Henker informou aos diretores que, em virtude da aquisição das contas dos servidores e servidoras da PMV, serão contratados 23 novos funcionários e funcionárias, além de serem abertos três novos Postos de Atendimento Bancário (PAB) em Vitória. Os novos empregados e empregadas atuarão na Capital. Porém, os dirigentes sindicais salientaram que 23 novas contratações não acabam com o déficit de bancários e bancárias, já que, somente de 2020 para cá, o Bradesco já promoveu no Espírito Santo cerca de 100 demissões.