Dirigentes do Sindibancários/ES se reuniram na manhã desta quarta-feira, 21, com a comissão de negociação do Banestes e conquistaram o retorno do modelo híbrido no banco. A pauta é uma reivindicação de gerentes, coordenadores e outros bancários que atuavam nessa modalidade, mas tiveram que retornar ao trabalho presencial. Durante a reunião, os dirigentes também cobraram um protocolo eficaz de funcionamento das agências em reforma.

Durante as visitas de dirigentes sindicais às agências bancárias, foram identificadas condições insalubres e de risco de acidentes nas unidades do Banestes em Guarapari e Domingos Martins, que passam por reformas estruturais.

“Cobramos do banco que é preciso ter um protocolo sobre as reformas, com medidas que garantam a segurança e a preservação da saúde dos bancários. Criticamos a forma como as reformas estão sendo realizadas hoje, mantendo os empregados e clientes em locais com muita poeira, ruído, odor de tinta, isolamento inadequado e risco de acidentes. Queremos um protocolo rígido, construído com a participação do Sindicato”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES Marcelo Giacomin.

A comissão de negociação do Banestes assumiu apenas o compromisso de discutir a questão com o setor de engenharia, responsável pelas reformas. “A direção do banco alega que já existe um protocolo. No entanto, esse documento é totalmente desconhecido para bancários e para o Sindicato, além de ser ineficaz para garantir as condições adequadas para funcionamento das agências. Vamos continuar acompanhando e fiscalizando”, frisa o diretor do Sindicato Paulo Soares.

Liberação para o congresso
Os dirigentes do Sindicato reivindicaram ao banco a liberação dos funcionários e funcionárias interessados em participar do Congresso Estadual da categoria, que tem início no dia 30 de junho, sexta-feira, e  termina no dia 02 de julho, domingo. A liberação do banco seria apenas para sexta-feira. Ficou acordado com o banco que os interessados devem fazer primeiramente a inscrição (link abaixo). Após o fechamento das inscrições (25 de junho), o Sindicato encaminhará a lista de inscritos ao Banestes, que irá avaliar quais funcionários serão liberados.

Increva-se aqui