Na manhã desta terça-feira, 06, a comissão de negociações do Sindicato dos Bancários/ES tem uma nova rodada de negociação com a direção do banco público estadual. E partir das 18h30 de hoje, o Sindicato convoca plenária virtual para discutir a nova proposta que o banco se comprometeu a apresentar aos banestianos e às banestianas. 

Clique aqui para participar da plenária desta terça-feira, 06

“A expectativa é de que o Banestes reveja sua posição e atenda às nossas principais reivindicações”, enfatiza o diretor do Sindicato Jonas Freire, que também integra a comissão de negociações. Entre os pontos que devem voltar à mesa de negociações, Jonas destaca as perdas históricas da categoria.

“Considerando apenas a inflação, já tivemos uma perda de 1% do ano passado com mais 0,8% deste ano. Só aí são quase 2%. Mas os banestianos acumulam perdas históricas salariais que datam dos anos 2000, quando o banco enfrentava dificuldades financeiras que o impediram de repassar os índices de reajuste da Fenaban”, relembra Jonas.

O dirigente adverte, porém, que faz uma década que o banco vem contabilizando resultados recordes enquanto os funcionários acumulam perdas. O lucro do último semestre de R$ 182 milhões supera, por exemplo, o resultado apurado pelo banco durante todo o ano de 2018, ou seja, o Banestes fez o resultado de um ano em apenas seis meses. 

“Esses lucros recordes não caem do céu. Isso é resultado da dedicação e empenho de cada banestiano e banestina, mas o banco não reconhece esse esforço na mesa de negoiciações. Vamos para esta nova rodada com a expectativa de avançarmos em relação à atual proposta. Esperamos que venha finalmente uma proposta decente da direção do Banestes”, afirma Jonas.