Em observância ao Decreto Estadual N 4859-R, o Sindicato dos Bancários/ES formalizou denúncia à Vigilância Sanitária do Espírito Santo exigindo a fiscalização das agências do Banco do Brasil para garantir as medidas restritivas de contenção à pandemia. 

Apuração feita pelo Sindicato identificou que pelo menos oito unidades estão descumprindo medida legal fazendo atendimento amplo, como saques e pagamentos de boletos, com funcionários presentes inclusive nas áreas de autoatendimento. 

As unidades identificadas até o momento foram: agências Iúna, Linhares, Glória, Cariacica, Vila Velha, Itaparica, Aracruz e Carapina. Todas estão localizadas em municípios com classificação de risco extremo ou alto, conforme Mapa de Gestão de Risco divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). 

O Decreto N 4859-R, em vigor desde a segunda-feira, 05, determina que o atendimento presencial nos bancos só pode acontecer em caráter excepcional, ou seja, quando não for possível pelos canais digitais, e deve priorizar o “atendimento referente aos benefícios sociais, aposentadorias e pensões e o atendimento a programas bancários destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus”.

Diante do agravamento da crise sanitária e do risco que representam as agências bancárias, o Sindicato cobra em ofício que a Vigilância Sanitária atue para fazer cumprir o Decreto Estadual. 

O diretor do Sindibancários/ES Derik Bezerra lembra que as agências bancárias são ambientes de alto risco. “Agências são locais fechados, com alta circulação de pessoas e uso comum de equipamentos. Por isso temos cobrado desde o início da pandemia o fechamento das unidades. Nosso esforço é para preservar vidas. O enfrentamento à pandemia exige uma ação coordenada e coletiva. O Governo do Estado insiste em medidas flexíveis, quando deveríamos estar em lockdown. Esperamos que a fiscalização seja feita e que o banco passe a respeitar o Decreto Estadual, para que ao menos as medidas em vigor sejam cumpridas”, diz. 

Nesta quinta-feira, 08, o Brasil registrou pela segunda vez na mesma semana um número superior a quatro mil mortes pela covid-19 em 24h, com 4.190 óbitos. O recorde foi atingido na segunda-feira anterior, com 4.211 mortos. No Espírito Santo, com as 69 mortes registradas ontem, o Estado ultrapassou a marca de 8 mil mortes desde o início da pandemia. São 8.016 vidas perdidas até o momento em solo capixaba. 

“Os números são alarmantes e comprovam o tamanho da tragédia humana e social que vivemos. As autoridades precisam assumir postura mais rigorosa no controle da crise sanitária para que possamos preservar vidas”, conclui o dirigente. 

Outras denúncias

O Sindibancários/ES também está tratando outras denúncias relacionadas ao Banco do Brasil. Além de burlar as restrições no atendimento, o banco não ampliou as medidas para contribuir com o isolamento social, como home office e escalas de revezamento, descumprindo a própria orientação interna. Afora os empregados que integram o grupo de risco, todos os outros bancários seguem trabalhando presencialmente, mesmo com o atendimento reduzido e com o transporte coletivo suspenso. O Sindicato deve acionar a justiça em defesa dos empregados para garantir maior segurança aos bancários durante a pandemia.