
O diretor do Sindibancários/ES Jonas Freire denunciou que proposta de parceria para gerir a seguradora abrirá as portas do banco para a privatização (Fotos: Sérgio Cardoso)
O início da comemoração do Dia do Bancário e da Bancária foi marcado por um ato em defesa do Banestes público e estadual, na manhã desta sexta-feira, 27, em frente ao Palas Center, em Vitória. Dirigentes do Sindibancários/ES denunciaram a privatização disfarçada presente na proposta de “parceria” com o setor privado para gestão da Banestes Seguros.
Na última quarta-feira, 25, em reunião com diretores do Sindicato, o presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, tentou explicar o que seria o processo de seleção de uma empresa privada para “alavancar os negócios da Banestes Seguros”. Amarildo Casagrande chamou de parceria o que é na verdade o início da privatização do banco público dos capixabas, como denunciou o diretor do Sindibancários/ES Jonas Freire, durante o ato.
“Além de comemorar o Dia do Bancário e da Bancária, hoje estamos aqui para tentar salvar a seguradora do Banestes. Cobramos do presidente do banco o compromisso assumido pelo governador do Estado, Renato Casagrande, de manutenção, zelo e responsabilidade com o sistema financeiro público e estadual. Casagrande assumiu esse compromisso enquanto candidato, mas agora como governador ele está rasgando o termo que assinou. Isso é um desrespeito ao banco público, à categoria bancária e com o nosso Estado. Querem entregar o patrimônio que é do povo”, enfatizou Jonas, que também informou já ter solicitado uma reunião com o governador Casagrande.

Idelmar Casagrande falou sobre o desrespeito do governador Casagrande com os bancários e a população capixaba (Foto: Sérgio Cardoso)
O dirigente da Intersindical, Idelmar Casagrande, também participou do ato e alertou sobre as similaridades do governo de Renato Casagrande e Bolsonaro. “Casagrande pratica a mesma lógica de Bolsonaro e Paulo Guedes, de entrega do patrimônio público. Agora, por meio do Banestes, quer esvaziar o Sistema Financeiro Estadual. Mas há três anos, Renato Casagrande foi eleito com um projeto de defesa do Banestes e das empresas públicas estaduais. Infelizmente não é isso que ele está fazendo. É preciso ficar atento: o presidente do Banestes utiliza a palavra parceria para definir o que é na verdade privatização. Ele também fez desta forma na época da terceirização do CPD, quando ele chamou de especialização. Não podemos e não vamos aceitar esse desmonte do Banestes”, reforçou Idelmar Casagrande.
Manobra para privatização
A entrega da Banestes Seguradora para o setor privado representa o enfraquecimento do sistema financeiro do Banestes. A coordenadora do Sindibancários/ES, Rita Lima, também alertou sobre essa manobra para privatização, assim como vem ocorrendo com a Caixa.

Rita Lima alertou sobre as similaridades com os ataques que a Caixa vem sofrendo (Foto: Ségio Cardoso)
“A privatização da seguradora é a porta de entrada para a privatização do Banestes. Não tenham dúvidas. Há um novo modelo de privatização em curso. Antes, queriam colocar as ações do banco direto na Bolsa de Valores. Agora, sob a gestão de Bolsonaro e Paulo Guedes, como é proibido por lei vender as empresas públicas sem aprovação do legislativo, tem sido realizado o fatiamento dessas empresas. Assim já foi feito com parte das subsidiárias da Caixa. Nenhum banco privado vende suas subsidiárias. Por que os bancos públicos têm que vender suas seguradoras? A quem interessa essa parceria na Banestes Seguros? O Banestes não precisa de participação externa para gerir sua seguradora. O banco tem empregados capacitados para aperfeiçoar a gestão da Banestes Seguros”, enfatizou a coordenadora Rita Lima.
Live com Grupo Revelação no Dia do Bancário
Neste sábado, 28, a partir das 13 horas, bancários e bancárias estão convidados para a festiva live com show do Grupo Revelação e outras atrações musicais. O evento é uma realização da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES) e será transmitido pelo canal do Sindibancários/ES no Youtube.
“Parabenizamos desde já os bancários e as bancárias. Nosso dia é uma conquista, fruto da nossa luta. Merecemos festejar tudo o que construímos ao longo desses anos de luta por melhores condições de trabalho, salário e por um país melhor, onde todos possamos viver com dignidade. Na tarde deste sábado, que possamos comemorar juntos essa data, mesmo que ainda virtualmente. E esperamos que no ano que vem possamos nos reunir presencialmente na nossa festa”, convidou o diretor do Sindibancários/ES, Fabricio Coelho.

