Sindicato e Agecef/ES cobram da Caixa mais rigor em medidas de prevenção à covid

04/02/2021 16:08

Afastamento dos bancários com suspeita de covid e respeito ao atestado médico daqueles diagnosticados com a doença foram alguns pontos discutidos na reunião

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 03, diretoras do Sindibancários/ES e representantes da Associação dos Gestores da Caixa do Espírito Santo (Agecef/ES) cobraram do superintendente regional da Caixa, Dênis Matias, mais rigor nos protocolos de prevenção à covid-19. Disponibilidade de álcool em gel nas agências, distanciamento social e restrições de visitas de bancários a clientes foram algumas das solicitações feitas.

Outra questão importante reivindicada ao superintendente foi o afastamento imediato do empregado que apresente sintomas da covid, e não apenas após o resultado do exame. “Até o resultado sair, há risco da pessoa infectar vários colegas de trabalho. Por isso, cobramos que haja mais rigor nesses casos com o afastamento imediato do bancário. Destacamos ainda que é preciso garantir a disponibilidade de álcool nas agências, além do distanciamento social adequado”, pontuou a diretora do Sindibancários/ES, Rita Lima.

Os representantes do Sindicato e da Agecef/ES também pediram para que haja respeito ao atestado médico de bancários diagnosticados com coronavírus. O Sindicato recebeu inúmeras denúncias de que há empregados afastados do trabalho presencial após testarem positivo para o vírus, mas que continuam exercendo as atividades em home office. A diretora do Sindibancários/ES, Lizandre Borges, alerta que o atestado deve ser cumprido.

“Bancários infectados pela covid-19 devem ficar afastados e de repouso, mesmo que estejam assintomáticos. É muito importante que os bancários compreendam que o atestado é para garantir que a pessoa contaminada se cuide, repouse e possa ter uma recuperação adequada, conforme orientação médica. Mesmo naqueles casos em que não há manifestação de sintomas, o vírus pode deixar sequelas”, alerta Lizandre.

O presidente do Conselho Deliberativo da Agecef/ES, Helder Luiz Valim de Paula, também destacou a importância do registro da CAT em caso de contaminação pela covid. “Tínhamos muitas pautas convergentes, nós da Agecef/ES e o Sindicato, em especial essa demanda sobre as questões de prevenção à covid-19, como o registro da CAT. Destacamos que é preciso cobrar que os gestores mantenha os empregados diagnosticados com a doença em licença médica, respeitando o atestado.  Foi muito importante essa reunião em conjunto com o Sindicato, principalmente porque além do superintendente regional, a reunião teve a participação de três superintendentes executivos da região metropolitana”, frisou de Paula.

Outros pontos reivindicados na reunião foram: o fim do envio de mensagens para os empregados após o expediente de trabalho; o retorno dos vigilantes na parte externa para organizar a fila, já que ainda há uma alta demanda de clientes; e a resolução dos problemas técnicos nos equipamentos dos caixas.

Respostas do superintendente

Diante das reivindicações apresentadas, o superintendente regional da Caixa, Dênis Matias, assumiu o compromisso de orientar os gestores sobre a necessidade de garantir que bancários com atestado fiquem, de fato, afastados do trabalho, seja presencial ou remoto, e que haja intensificação das medidas de prevenção à covid.

Sobre as cobranças de demandas fora do horário de trabalho, Matias garantiu que irá cumprir o que está no acordo de trabalho dos bancários e irá orientar os gestores para que não haja mais envio de mensagens fora do horário de expediente. O superintendente também concordou com o pedido para que as visitas aos clientes sejam apenas virtualmente. E a questão sobre os problemas técnicos nos equipamentos dos caixas será encaminhada para a Gilog.