Em vez de buscar o diálogo com o Sindicato, direção do Banestes decidiu chamar a polícia para liberar a abertura da agência. Não funcionou (Foto: Sindibancários/ES)

Dirigentes do Sindicato dos Bancários/ES fizeram uma ação na manhã desta quinta-feira (2) para impedir a abertura da agência do Banestes em Maruípe, região central de Vitória. Segundo o diretor do Sindicato Jonas Freire, não havia condições de a agência funcionar com apenas quatro funcionários. Com o impedimento da abertura, o Banestes acionou a PM para tentar liberar o funcionamento da unidade. Abordados, os dirigentes explicaram o motivo do protesto e os policiais deixaram o local sem forçar a abertura da agência. 

Em seguida, o superintendente do banco esteve no local e prometeu reforçar a equipe com mais dois funcionários. O banco convocou de última hora a própria gerente-geral da unidade, que estava de abono nesta quinta-feira. Por volta das 12h30, após a chegada dos três funcionários, os dirigentes do Sindicato liberaram a abertura da agência, que passou a funcionar normalmente. 

Jonas criticou a gestão do diretor-presidente do Banestes, Amarildo Casagrande. “Essa é uma gestão que não respeita as funcionárias e os funcionários do Banestes. Chega a ser desumano abrir uma agência com apenas quatro funcionários. Não tem como atender as demandas de uma agência inteira com quatro funcionários. Além do desrespeito aos empregados, a direção do banco demonstra que não se preocupa em garantir um atendimento de qualidade aos seus clientes”, afirmou Jonas. 

Sem diálogo
Carlos Pereira da Silva (Carlão), dirigente do Sindicato e membro do Comando Nacional dos Bancários, afirmou que o número insuficiente de funcionários para abrir a agência nesta quinta-feira era uma situação previsível. “Assim que soubemos que cinco funcionários deixariam a agência neste último PDV, entramos em contato com o gerente-geral de Recursos Humanos, Alexandre Carlquist, para alertar que a agência não poderia funcionar com apenas quatro funcionários”, relatou Carlão. O Sindicato também enviou ofício à direção do banco no dia 30 de dezembro pedindo providências, já que os funcionários que entraram no PDV se desligariam no dia 31. 

“Lamentavelmente, a direção do Banestes foi, como em outras ocasiões, relutante em buscar uma saída negociada com o Sindicato”, registrou Carlão. Jonas completou: “Sem diálogo, restou ao Sindicato impedir a abertura da agência para proteger os funcionários. O sobrecarga de trabalho, as pesquisas apontam, é o principal motivo do adoecimento mental dos bancários. O banco sabe disso, mas parece não se importar com a saúde dos seus trabalhadores”, protestou Jonas.

PDV desligou 126
Informações ainda não oficiais que chegaram ao Sindicato apontam que o PDV já desligou 126 funcionários do Banestes. “Com esse caso de Maruípe, fica patente que não houve planejamento do Banestes. Temos recebido informações de insuficiência de funcionários em outras agências da Grande Vitória e do interior”, disse Jonas. Ele garantiu que o Sindicato continuará fiscalizando as denúncias. “Se for preciso vamos impedir novamente que as agências funcionem”. O dirigente disse ainda que o Banestes precisa urgentemente chamar os candidatos aprovados no concurso e promover novos certames para contratar mais empregados. “Não dá para aumentar a demanda de trabalho sem contratar mais funcionários. Essa equação não fecha. Para abrir uma agência e atender dignamente a população, o banco precisa de funcionários”, finalizou Jonas.

Confira a seguir as fotos da ação do Sindicato que impediu a abertura da agência Banestes Maruípe
(Fotos de Rodrigo Gavine/Sindibancários/ES)