“Combater a violência é uma longa luta. Mas aprendemos que a única luta que se perde é aquela que se abandona.” Margarida Barreto
O Sindibancários/ES vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento da Drª Margarida Maria Silveira Barreto, ocorrida nesta quinta-feira, 03. Médica, professora e pesquisadora, Margarida foi pioneira nos estudos sobre assédio moral e sexual, deixando um importante legado sobre as diversas formas de violência no mundo trabalho e outras questões relacionadas à saúde dos trabalhadores.
A coordenadora geral do Sindibancários/ES, Rita Lima, destaca o papel relevante de Margarida Barreto na luta por melhores condições de trabalho e saúde para os trabalhadores. “Ela construiu uma trajetória de vida dedicada ao combate da violência contra os trabalhadores e teve uma dedicação especial às questões sobre o assédio moral. Os estudos de Margarida fundamentaram inúmeras ações desse sindicato no combate ao assédio moral e seus efeitos na saúde mental do trabalhadores. Perdemos uma grande mulher, pensadora e militante. Mas seguimos na luta por direitos inspirados por seu legado”, enfatiza Rita.
Margarida Barreto lutava há pouco mais de um ano contra um câncer no estômago e teve complicações após contrair o vírus da covid-19 no início deste ano. Margarida também atuava como professora do curso de Pós-graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, membro do Núcleo de Estudos Psicossociais de Exclusão e Inclusão Social da PUC-SP e sempre foi uma aliada, principalmente nos processos formativos, das entidades e movimentos que atuam em defesa dos trabalhadores
Aos familiares e amigos, nossos sentimentos.
Margarida Barreto, presente!

