Representantes do Sindibancários/ES estão na Marcha da Classe Trabalhadora que acontece na manhã de hoje (15), em Brasília. Dentre os principais pontos da marcha estão: redução da jornada sem redução salarial, fim da escala 6×1, combate à pejotização, regulamentação do trabalho por aplicativo, fortalecimento das negociações coletivas, combate ao feminicídio e direito de negociação aos servidores públicos.
Carlos Pereira Araújo (Carlão), coordenador-geral do Sindibancários/ES, está na concentração da marcha com representantes de sindicatos, movimentos sociais, Intersindical e demais centrais sindicais do país. “Faremos uma grande marcha contra a jornada 6×1, contra a pejotização, em defesa das políticas públicas para a saúde e educação e também na luta para eliminar o feminicídio, em que estamos a combater essa cultura machista perversa. É uma pauta fundamental, de interesse da classe trabalhadora e da soberania do povo brasileiro”, contou o dirigente.
A marcha foi precedida pela Plenária da Conferência da Classe Trabalhadora (CONCLAT), em frente ao Teatro Municipal, em que os representantes de categorias de todo o país apresentaram o documento de reivindicações construído coletivamente.
Em seguida, os manifestantes seguirão em marcha rumo à Esplanada dos Ministérios, para entregar o documento ao presidente Lula e aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
André Tosta, diretor do Sindicato, destacou a importância do fim da escala 6×1: “Estamos aqui em Brasília nesse dia histórico, onde trabalhadores e trabalhadoras do país vieram entregar um documento para o Presidente Lula exigindo o fim da escala 6×1. Nós já temos um projeto de lei em encaminhamento, já temos um projeto de lei diretamente da presidência da república e nós precisamos dessa pauta urgente. Estamos aqui para acabar com essa escala desumana de trabalho e também para reafirmar a necessidade de proteger a vida das mulheres”.
O fim da escala 6×1 e redução da jornada sem redução salarial são fundamentais para a construção de um país mais justo e com mais qualidade de vida para todos.
“Nós, trabalhadores, precisamos nos unir para conquistar nossos direitos e para fortalecer a classe trabalhadora em busca de melhorias pra nossa vida. O trabalhador precisa ter segurança e descanso, a escala 6×1 não permite isso. A trabalhadora precisa chegar em casa e ter um lar tranquilo, de paz e de segurança”, destacou Nathalia Gallini, dirigente sindical.
Mesmo que a categoria bancária já possua uma carga horária de 6h diária, o Sindibancários/ES é um sindicato classista, que está na luta com outras entidades, centrais sindicais e movimentos sociais pelos direitos da classe trabalhadora.
“No ano passado fizemos essa marcha e conseguimos a isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil. Isso prova que o povo mobilizado e organizado consegue avançar. Nossas conquistas serão obra nossa, pela nossa marcha, pelo nosso suor e pelo nosso trabalho. Pelo fim da jornada 6×1 e pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários!”, completou Carlão.
Além de Carlão, André e Nathalia, os dirigentes Renata Resende e Weber Birchler também participam do ato em Brasília representando o Sindicato.

