Na última sexta-feira, 14, a direção da Caixa de Assistência dos Empregados do Sistema Financeiro Banestes (Banescaixa), apresentou, em assembleia, o Relatório da Administração e as Demonstrações Financeiras Contábeis do plano de autogestão referentes ao exercício de 2022. O Sindicato dos Bancários/ES, representado na assembleia pelos diretores Marcelo Giacomin e Paulo Roberto Soares, se absteve de votar. O relatório, no entanto, foi aprovado pela maioria dos presentes, cerca de 20 pessoas.

Os diretores explicaram por que se abstiveram. “Primeiramente, fazer uma assembleia às 15h compromete a participação dos funcionários da ativa. É difícil conseguir a liberação no meio do expediente”, afirmou Soares. Para o dirigente, outro fator que restringiu a participação foi o formato exclusivamente presencial da assembleia. Se fosse híbrida, provavelmente haveria um quórum bem mais representativo, permitindo inclusive que funcionários, aposentados e pensionistas dos municípios do interior e mesmo daqui da Grande Vitória participassem”.

Giacomin completou: “A constatação de que o formato da assembleia não funcionou foi a baixa participação. No máximo, 15 a 20 pessoas participaram da assembleia. Isso é praticamente traço para um universo de 9.403 vidas”, criticou. O dirigente comparou o processo de aprovação do relatório da Banescaixa com o do Saúde Caixa, que está em andamento. “O Saúde Caixa, que também é um plano de autogestão, fez uma live de quase duas horas para explicar os dados do relatório. As pessoas que participaram puderam interagir fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas. Agora o associado do Saúde Caixa terá mais 11 dias para decidir se vota pela aprovação ou não do relatório. Esse exemplo mostra que é possível fazer um processo mais transparente e inclusivo para garantir maior participação. Fica a sugestão para a direção da Banescaixa”, pontuou Giacomin.

Resultados
O superintendente da Banescaixa, Benedito Pimentel, em sua apresentação, enalteceu o superávit da Banescaixa de R$ 12.495 milhões. A reestruturação da rede credenciada foi outro ponto em destaque. Segundo Pimentel, a reestruturação está valorizando os prestadores de serviços de média complexidade. O relatório apontou que o número de prestadores de serviços em 2022 totalizou 938 credenciados – acréscimo 4,5% em sua rede credenciada quando comparada com o ano anterior que totalizava 898 credenciados.

A Banescaixa fechou 2022 com 9.403, beneficiários, decréscimo de 1,68% em relação ao quantitativo de 9.564, apresentados em 2021 (veja tabela abaixo).

GT parado
O diretor do Sindicato Carlos Pereira de Araújo (Carlão) ponderou que é preciso analisar o superávit com bastante cautela para não criar a falsa impressão de que o plano não tem problemas. “Nós que fazemos parte do grupo que acompanha a Banescaixa, sabemos que estar no azul é importante, mas não significa que as coisas estão às mil maravilhas. Longe disso, o Sindicato acabou de mostrar em matéria na última edição do Correio Bancário, que principalmente os aposentados e pensionistas estão deixando o plano nos últimos anos porque não conseguem pagar as altas mensalidades”, alertou Carlão.

A saída dos aposentados e pensionistas, adverte o dirigente, significa que o segmento mais custoso de qualquer plano, que são os idosos, ajuda a reduzir os gastos da Banescaixa, melhorando os resultados. Carlão afirmou, no entanto, que a luta do Sindicato é justamente assegurar que os funcionários que estão prestes a se aposentar, além dos aposentados e pensionistas, possam continuar no plano.

Ele destacou que o Sindicato, nesse sentido, enviou ofício ao presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, cobrando a constituição imediata do Grupo de Trabalho (GT) da Banescaixa para buscar soluções para manter a solidariedade do plano e outros problemas. Esse compromisso de constituir o GT, lembrou Carlão, está consignado na Cláusula 11º do Acordo Coletivo de Trabalho de 2022.

Apesar de estar no ACT, as negociações com a direção do banco seguem paradas. “É por meio do GT que poderemos construir uma alternativa para fortalecer a Banescaixa e estancar a saída de associados, sobretudo dos aposentados e pensionistas, segmento que mais precisa do plano de saúde”, enfatizou Carlão.

Só em 2022, cerca de 123 aposentados deixaram o plano. O motivo foi o mesmo: o alto valor da mensalidade.