Sindicato se reúne com assessor de Casagrande para apresentar pauta dos banestianos

12/09/2019 15:09

Sindicato tenta audiência direta com o governador Renato Casagrande para debater terceirização, novas contratações e a situação da Banescaixa

Representantes do Sindicato dos Bancários/ES se reuniram na última quarta-feira, 11, com Juarez Vieira, assessor especial do governador Renato Casagrande, para apresentar a minuta de reivindicações dos Banestianos.

A reunião foi encarada como um caminho para acessar o governador, com quem o Sindicato solicita uma audiência direta.

Na pauta, o Sindicato destacou o processo de terceirização do CPD e seus impactos, e pediu a suspensão dos editais de terceirização e do Programa de Demissão Voluntária lançado pelo banco, ao menos até que a categoria seja ouvida pelo governador. Os bancários também lembraram que Casagrande assinou, durante a campanha eleitoral, um termo se comprometendo, caso eleito, a não privatizar o Banestes ou terceirizar setores do banco.

“Nossa preocupação é com a manutenção e o futuro do banco público e estadual. Com a aprovação da reforma trabalhista, a terceirização passou a ameaçar ainda mais as empresas públicas, por isso inserimos esse ponto como elemento central para a defesa do Banestes. Entendemos que o processo de terceirização descaracteriza o banco como empresa pública, traz prejuízos à instituição e aos seus trabalhadores, e é uma forma de fatiar o banco aos poucos, enfraquecendo-o”, diz o coordenador geral do Sindicato, Jonas Freire.

Jonas resgata vários momentos em que a atuação dos empregados e da sociedade foi necessária para manter a estrutura do banco como é hoje.

“Tivemos tentativas de fechamento de agências, em que a comunidade local e os bancários se mobilizaram para manter a unidade do banco, a exemplo de Porto Canoa, na Serra, e de Barra do Riacho, em Aracruz. A tentativa de venda da Banestes Seguros (Banseg), em 2015, também foi contida, e contou a resistência dos empregados”.

Cada um desses casos, segundo Jonas, é uma tentativa de desmontar o banco, e a terceirização só faz avançar esse processo. “Por isso precisamos resistir”, diz o coordenador geral.

Na reunião, o Sindicato também abordou o tema da Banescaixa e das contratações. Vieira se comprometeu a levar a pauta ao governador, e o Sindicato reforçará o pedido pela audiência.

“Nossa expectativa é de que o governador nos receba e que atenda o nosso pleito, fazendo valer o termo de compromisso assinado por ele”, conclui Jonas.