
Fotos: Sérgio Cardoso/Sindibancários/ES
No último dia 14, diretores do Sindicato dos Bancários/ES se reuniram com a diretoria de Recursos Humanos (RH) do Banestes para discutir as seguintes pautas: Banescaixa, seleção interna, equiparação salarial (Gerat), home office e reestruturação das superintendências. De acordo com o diretor do Sindicato Jonas Freire, todas as pautas foram discutidas durante a reunião. “O diretor de RH do banco ficou de avaliar as demandas apresentadas e nos dar em breve uma devolutiva das nossas reivindicações”.
Banescaixa
Em função do momento difícil pelo qual o plano de saúde atravessa, a Banescaixa foi um dos temas centrais da reunião. Jonas destaca que há uma série de demandas em relação ao plano que precisam ser enfrentadas. O dirigente lembra que desde 2019 foi criado um Grupo de Trabalho (GT) com a missão de negociar uma proposta de custeio mais sustentável para a Banescaixa. “Mas, de lá pra cá, as tratativas com o Banestes seguem emperradas”.
A proposta levada à reunião, diz Jonas, é retomar o GT e definir uma agenda de negociações. Segundo o dirigente, o RH ficou de encaminhar a demanda à superintendência e posicionar o Sindicato.
Em agosto último, durante o Congresso dos Bancários e das Bancárias do Banestes, os dados apresentados apontaram lucro operacional na ordem de R$ 7 milhões. O saldo, no entanto, foi influenciado por fatores atípicos, como a redução de consultas e cirurgias eletivas em função da pandemia. Mas, com o arrefecimento da pandemia, a tendência é que a demanda por procedimentos médicos aumente significativamente em 2022, comprometendo a sustentabilidade do plano. “São várias as questões que precisamos tratar e todas são urgentes. Por isso é tão importante retomarmos o GT e definirmos uma agenda o mais rápido possível para discutir a Banescaixa”, adverte Jonas.
Reestruturação de superintendências
A reestruturação consiste basicamente na fusão de superintendências. As que permanecerem passam a absorver as demandas das superintendências extintas. Esse processo tem impactos diretos sobre os gerentes vinculados a essas superintendências.
Segundo Jonas, os gerentes estão sendo notificados sobre um iminente remanejamento. “Especialmente os gerentes do interior estão entre a cruz e a espada: ou aceitam uma transferência para Vitória ou ficam sujeitos a perder o comissionamento”.
O dirigente diz que o próprio RH admitiu ter sido surpreendido com a reestruturação e que ainda está avaliando a situação desses gerentes. Jonas relata que o RH prometeu analisar os casos e fazer um esforço para evitar os remanejamentos. “De qualquer maneira, caso ocorra transferências, o RH se comprometeu em informar o Sindicato com antecedência”.
Equiparação salarial
Os diretores destacaram que têm chegado ao Sindicato reclamações sobre equiparação salarial referente aos gerentes de recuperação de crédito. De acordo com a demanda, esses gerentes estão recebendo remunerações inferiores a de gerências equivalentes. Segundo o diretor do Sindicato Marcelo Giacomin, o RH ficou de avaliar os casos e dar uma resposta ao Sindicato.
Seleção interna
Com relação à seleção interna, Jonas destaca que o principal problema é a ausência de critérios nos processos seletivos. “A falta de critérios bem definidos compromete a transparência do processo. Não é incomum, ao final de um processo seletivo, o Banestes não chamar todos os aprovados e nomear interinos”, aponta. Ele acrescentou que os processos seletivos precisam ser revistos urgentemente.
Home office
O RH garantiu aos diretores do Sindicato que não tem recebido demandas dos funcionários e das funcionárias que estão em regime de home office. Informou também que o reajuste da categoria de 10,97% já foi corrigido no valor do auxílio dos funcionários que estão em home office. Ainda, segundo o RH, o ponto por exceção foi implantado e está funcionando normalmente. É facultado ao funcionário fazer adesão ou não ao sistema de registro do controle da jornada.

