
Trabalhadores do campo e da cidade se uniram neste domingo, 01, para celebrar o Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Com o lema “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”, o ato teve a participação de trabalhadores de diversas categorias, como bancários e bancárias, e foi realizado na Praia Costa Pereira, em Vitória.
Organizado pelas centrais sindicais, o ato foi marcado por manifestações políticas, com gritos de “Fora Bolsonaro e Mourão”, por respeito à vida, pela revogação das reformas trabalhista e previdenciária, por saúde, educação e por outras reivindicações essenciais para a classe trabalhadora brasileira. A coordenadora geral do Sindibancários/ES, Rita Lima, destacou a urgência da unidade dos trabalhadores e das trabalhadoras para derrotar o projeto bolsonarista, que têm levado a população brasileira à miséria. Confira:
Com quase 12 milhões de trabalhadores e trabalhadoras desempregados, o Brasil enfrenta uma das piores crises econômicas, provocada pela gestão irresponsável, mortífera e ultraliberal de Bolsonaro. Com ataques à previdência, à saúde pública, ao meio ambiente, aos direitos individuais e o enfraquecimento das políticas públicas de modo geral, o governo Bolsonaro e seus aliados jogaram os trabalhadores na miséria.
“O primeiro de maio, tem um significado especial para os trabalhadores brasileiros neste momento. São quase 12 milhões de pais e mães de famílias desempregadas e passando fome. A miséria só não é maior por causa da solidariedade dos trabalhadores. Neste 01 de maio, portanto, protestamos e fortalecemos nossa luta unificada pela construção de um mundo novo, sob o olhar dos trabalhadores. Quem produz riquezas e movimenta a economia é a classe trabalhadora. Repudiamos esse governo da morte, cuja ordem é deixar os trabalhadores na miséria, e temos o desafio de construir outro modelo de sociedade, que seja inclusiva, onde haja respeito aos direitos dos trabalhadores, à liberdade, à igualdade, aos direitos individuais. Viva a classe trabalhadora, viva a luta do povo!”, bradou Carlos Pereira de Araújo (Carlão), dirigente da Intersindical e do Sindibancários/ES.
A programação do ato também contou com diversas apresentações culturais, como o Coral Serenata da Favela, do Morro do Quadro, a Banda de Congo Beato São Benedito, de Vila Velha, e o Bloco Afrokizomba. Também houve diversão garantida para a criançada com pula-pula, pipoca e picolé.

