Carlos Pereira de Araújo (Carlão) declara aberta a Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias 2026

Fotos: Sérgio Cardoso

A unidade da classe trabalhadora na luta contra o fascismo marcou a abertura da Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias na noite dessa sexta-feira (24). Lideranças de organizações sindicais e movimentos sociais, do campo e da cidade, participaram da mesa e destacaram a necessidade da união dos trabalhadores para derrotar o fascismo e a extrema direita no Brasil.

Estiveram presentes na abertura oficial da Conferência: Gessé Júnior do Sindicato dos Trabalhadores por aplicativo; Valdenir Ferraz, do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM); Diego Ortiz, Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB); Vinicius Querzoni, representando o Movimento dos Policiais Antifascismo; Wellington Barros  da Unidade Negra; Clemildes Cortes, presidenta da CUT-ES; Renan de Almeida, representando a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Nilton Damião, da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ-ES).

Ao declarar aberta a Conferência, o coordenador-geral do Sindicato dos Bancários/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão), destacou a participação massiva dos bancários e das bancárias na Conferência deste ano. “Parabenizamos todos os bancários e as bancárias capixabas que estão presentes nesta Conferência e estão diretamente contribuindo com a construção da pauta de reivindicações da categoria e das estratégias de luta da nossa campanha. Ousando lutar, venceremos”, destacou Carlão.

Representante da Intersindical – Central Sindical da Classe Trabalhadora – Renan de Almeida falou sobre o papel da categoria bancária na organização da classe trabalhadora. “Esse é um momento crucial de organização da categoria bancária, que se organiza para um novo ciclo negocial para manter direitos e arrancar novas conquistas. Os bancários e as bancárias são centrais no processo de mobilização e organização da classe trabalhadora na luta por direitos, para derrotar o fascismo e a extrema direita”, apontou Renan de Almeida.

Os desafios da Campanha Salarial deste ano foram destacados pelo presidente da Fetraf-RJ/ES, Nilton Damião. “Teremos um ano atípico, em função da Campanha Salarial e nosso desafio é avançar com as reivindicações sobre questões cruciais para os bancários, como o fim das demissões imotivadas, melhores condições de trabalho, entre outras. O que está sendo feito com bancários e clientes é uma covardia dos bancos”, frisou.

Esquete teatral

Um esquete teatral abriu os ritos da cerimônia. Em cena, um ator representava o trabalhador bancário imerso em seus compromissos e alheio aos acontecimentos sociais como protestos, greves, marchas, retiradas de direitos. Sua inércia e apatia desaparecem quando ele é demitido e se compreende como parte do todo e integrante do coletivo social como classe trabalhadora.

Assista na íntegra a cerimônia de abertura

A Conferência, que segue com programação neste sábado (25), é a base da construção do debate para as próximas etapas da Campanha Salarial.

Confira programação:

Sábado – 25 de abril de 2026

6h30 às 8h30 – Café da manhã

9h MESA: CONJUNTURAS – DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A CLASSE TRABALHADORA

Conjuntura Internacional

Pedro Donizete da Costa Júnior – Doutor em Ciência Política na USP, Professor licenciado de Relações Internacionais e Economia das Faculdades de Campinas (FACAMP). Atua predominantemente nas áreas de Economia Política Internacional, Geopolítica, Filosofia Política, Relações Internacionais Contemporâneas e Teoria das Relações Internacionais. Autor dos livros “O Poder Americano no Sistema Mundial Moderno: Colapso ou Mito do Colapso?” (2019). “EUA X China: A Luta Pelo Poder Global”; (2026).

Editor de Geopolítica e Relações Internacionais do Jornal GGN. Comentarista convidado de Relações Internacionais das principais emissoras e meios de comunicação do Brasil (Globo News, Band News, SBT News).

Conjuntura Nacional

Vladimir Pinheiro Safatle – Filósofo e psicanalista. Professor Titular do Departamento de Filosofia e do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), além de professor convidado e pesquisador em outras universidades e instituições europeias, africanas e norte-americanas (Paris I, Paris VII, Paris VIII, Paris X, Toulouse, Louvain, Stellenboch Institute of Advanced Studies/Africa do Sul, Essex, Berkeley, Veneza). Um dos fundadores da International Society of Psychonalysis and Philosophy (SIPP-ISPP) e um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisas em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP). Colunista da Folha de São Paulo por 10 anos, colunista do El País por 3 anos, escreve para os principais jornais do país.

Conjuntura Estadual

Deputada estadual Camila Valadão (PSOL) é graduada em Serviço Social e doutora em Política Social, Camila Valadão foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social e integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Elegeu-se vereadora de Vitória em 2020 pelo PSOL com 5.625 votos. Foi eleita para seu primeiro mandato de deputada estadual em 2022, tornando-se a mulher com a maior votação na história da Assembleia Legislativa, com 52.221 votos. Preside a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos e é integrante efetiva dos colegiados de Assistência Social e de Proteção à Criança e ao Adolescente.

11h – Encerramento do credenciamento

11h30 MESA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COM DIREITOS SOCIAIS

José Vital  Secretário de Organização e Comunicação da Frente de Inteligência Artificial (IA) com Direitos Sociais no Ceará. É presidente do INIADS Brasil (Instituto Nacional por Inteligência Artificial com Direitos Sociais).

12h45 – Almoço

14h15 MESA: O FEMINISMO E A LUTA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO BRASIL

Milly Lacombe – jornalista, escritora, roteirista, cronista, comentarista esportiva, feminista. Pioneira no jornalismo esportivo, atuou no SporTV, Globo e na Record. Foi diretora de redação da revista TPM, trabalhou também como colaboradora do jornal Folha de São Paulo, em Los Angeles, e do UOL, em Nova York. Como roteirista, atuou nos programas Amor & Sexo, na Globo, Super Bonita, Tempero de Família e Bem Juntinhos, no GNT. Lançou mais de seis livros, entre eles o romance best-seller O Ano em que Morri em Nova York, Eu Te Amo, Cretino e Feminismo Para Não Feministas. Atualmente, escreve colunas diárias para o UOL e atua como consultora e palestrante colaborando com marcas, instituições culturais e grupos empresariais, abordando temas como literatura, futebol e questões de gênero, além de ser membro do comitê curatorial do Museu do Futebol em São Paulo.

 16h15 – Intervalo para café

16h40 – Balanço da Campanha Nacional de 2025, debate e aprovação de teses e votação das propostas da Conferência.

Domingo – 26 de abril de 2026

Livre para lazer no hotel até as 14 horas.