Nesta quinta-feira, 27, é novamente dia de bancários e bancárias da Caixa Econômica e do Banco do Brasil se vestirem de preto contra os processos de reestruturação que ocorrem nas duas instituições. A data integra o calendário nacional de mobilização dos empregados da Caixa e do BB.
No BB, as medidas reduzem a remuneração dos funcionários, extinguem cargos e criam outros, alterando o plano de carreira. As mudanças podem trazer prejuízos sobre a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR).
Na Caixa, a reestruturação prevê perda sumária de comissionamentos e a transferência arbitrária de empregados.
“A reestruturação vem para mudar o conceito dos bancos, abandonando o caráter público dessas instituições. É mais um passo na política de privatização, que vem acontecendo com o fatiamento dos bancos públicos por meio da venda de áreas lucrativas”, afirmou Rita Lima, diretora do Sindicato dos Bancários/ES.
No caso da Caixa, ela deu como exemplo a venda de importantes ativos do banco, como a Caixa Seguridades e a Lotex. Em relação ao BB, Rita Lima citou os últimos movimentos da direção do banco para privatizar a BB-DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.), que lidera o segmento de fundos de investimentos de terceiros no país, com R$ 1,1 trilhão em ativos.
Vista preto, registre e compartilhe conosco
Você, que vai vestir preto nesta quinta-feira, 27, contra a reestruturação e o desmonte da Caixa e do BB, reúna os colegas, registre seu protesto e nos envie a imagem para publicarmos no site do Sindicato e nas redes sociais.
Envie as fotos com a identificação da agência para imprensa@bancarios-es.org.br ou WhatsApp (27) 99969 0153

