Será votada em assembleia na noite desta quinta-feira, 10, a proposta de acordo coletivo de regulamentação do teletrabalho, ponto eletrônico e quitação de ponto feita pelo Itaú. A votação será virtual, por meio do sistema do sindicato, das 18h às 21h.
Como votar
Para votar, o empregado deve acessar o sistema do Sindicato e fazer um login autenticando suas informações pessoais. Aqueles que já possuem cadastro, basta logar com e-mail e senha. Os não cadastrados devem preencher um breve formulário com os dados de e-mail, CPF e data de nascimento. Após checagem das informações, o empregado poderá acessar a página de votação.
Não possui cadastro? Clique aqui
Já é cadastrado? Acesse e vote: Clique aqui
Home office
A proposta é que o acordo regulamente o teletrabalho de forma definitiva no Itaú, mesmo no pós-pandemia, atingindo até 38 mil funcionários. Um projeto piloto, que inclui a regulamentação de controle de ponto, vem sendo testado desde 2019 com mil bancários de São Paulo.
A decisão sobre quais serão os empregados alocados nessa modalidade será exclusivamente do banco, mas informações preliminares indicam que o acordo deve abranger prioritariamente os empregados da área meio.
Sindicato defende rejeição do acordo
Entre as polêmicas do acordo está a aplicação de um termo de quitação de obrigações trabalhistas referente ao controle de jornada. O acordo propõe que a cada semestre o empregado assine um termo de quitação ratificando que todas as anotações de ponto estão regulares e isentando o banco de qualquer pendência. O mesmo termo deve ser validado pelo Sindicato, o que impossibilitaria que a entidade fizesse qualquer tipo de contestação judicial em relação ao pagamento de horas extras ou ao controle de jornada.
Acordo poderá ser assinado individualmente
Caso o acordo não seja assinado de forma coletiva, o banco irá procurar os empregados dos setores de interesse individualmente para fazer a adesão. “Entendemos que o acordo individual é menos arriscado, porque caso o banco não cumpra com o que foi estabelecido, o empregado poderá procurar o Sindicato para requerer os seus direitos. Se o Sindicato assinar o acordo coletivamente, estamos consentindo que não há nada a ser reivindicado pelo empregado”.
Veja outros pontos da proposta e íntegra da posição do Sindicato
Veja o edital de convocação da assembleia
Atualizado às 18h15

