Com apoio dos moradores do Centro de Vitória, o Sindicato realiza na próxima quinta-feira, 19, um novo café da manhã contra o fechamento da agência do Banestes da Graciano Neves. Dessa vez, a proposta é cobrar diretamente do governador Renato Casagrande a manutenção da unidade. Por isso, o café será servido em frente ao Palácio da Fonte Grande, sede administrativa do governo estadual, a partir das 8 horas da manhã.
Durante o ato, representantes dos bancários e da comunidade esperam ser recebidos por Casagrande para apresentar diretamente a ele o pleito. Ao longo da semana, um abaixo-assinado tem circulado pelo Centro de Vitória registrando o apelo da população contra o fechamento da agência, que funciona no local há mais de 40 anos, atendendo a cerca de 6 mil correntistas. A previsão de fechamento da agência é no dia 10 de janeiro.
Café com “mentira”

Na última sexta-feira, 13, um café da manhã realizado em frente à agência Graciano Neves mobilizou moradores e comerciantes do Centro. Eles se preocupam com o esvaziamento econômico da região e com a piora do atendimento prestado pelo banco caso a agência seja encerrada.
Dono de um restaurante que funciona há 32 anos no Centro, José Carneiro aderiu ao abaixo-assinado e afirmou: “Não tem explicação para o fechamento desta agência. Foi toda remodelada, a equipe é muito profissional. O Banestes aqui traz segurança e estimula o comércio. O Poder Público diz que quer revitalizar, mas retira tudo daqui?”, questiona.
“Essa agência faz parte da identidade do Centro de Vitória, está aqui há décadas. É uma agência pequena em tamanho, mas grande em afeto. Os moradores do Centro se encontram na agência”, disse a produtora cultural Stael Magesck.
Durante o café foram distribuídos biscoitos popularmente chamados de “mentiras”, simbolizando a quebra de compromisso do governador Renato Casagrande que, quando candidato, assinou um documento garantindo que não iria privatizar o Banestes nem adotar medidas para seu enfraquecimento.
Abaixo-assinado na feira

Teve mobilização também na tradicional feira da Rua Sete de Setembro, no sábado, onde foram coletadas centenas de assinaturas contra fechamento da unidade.
Antônio Soares de Oliveira, de 85 anos, fez questão de assinar e protestou: “Fechar a agência do Banestes é uma covardia com os moradores do Centro. Uma safadeza, pra dizer a verdade. Querem complicar mais a vida da gente. Estão querendo tirar tudo do Centro”, enfatizou Antônio, que disse ser correntista do Banestes desde 1970. “Só nesta agência tenho conta há mais de 12 anos.










