Os planos de saúde dos funcionários do Banestes tiveram aumentos além da inflação e além do reajuste concedido aos bancários na última campanha salarial. A partir deste mês de abril, a mensalidade do Banescaixa Familiar ficará 6,6% mais cara. O limite de coparticipação aumenta em 3,9%. Já o Plano Banescaixa – destinado a funcionários da ativa, aposentados e pensionistas e seus dependentes menores de idade –, terá reajuste de 5,7% na mensalidade e 3,91% na coparticipação a partir de maio.
“Com reajuste salarial menor que o aumento no plano de saúde, a mensalidade tira uma fatia cada vez maior do nosso orçamento. E muitas vezes o adoecimento do funcionário tem a ver com o próprio trabalho. Então é algo cruel”, afirma o diretor do Sindicato Alan Sauer, lembrando que os bancários vêm tendo os salários arrochados pela direção do Banestes.
O diretor do Sindicato defende a revisão estatutária e a adoção de outras formas de financiamento do plano de saúde. “Para isso construímos o grupo de trabalho. Precisamos de informações técnicas do banco para pensar essas outras formas de contribuição. O Banestes precisa assumir sua responsabilidade com a saúde dos bancários”, diz Sauer. Entre as propostas citadas por ele como possibilidades estão a cobertura da sinistralidade (valor de despesas do plano que excedeu as receitas operacionais) e aportes regulares por parte do banco.
Conselho Deliberativo
Os reajustes são decididos em reuniões do Conselho Deliberativo. “O atuário da Banescaixa recomendou reajustes de aproximadamente 10% nas mensalidades dos dois planos. Eu e o Marcos Caulyt, representantes da Banespar, votamos pelo índice de 3,91%, correspondente ao INPC, enquanto os dois outros conselheiros votaram com a recomendação do atuário, ou seja, INPC mais 100% da taxa de sinistralidade. Houve um empate. E como não há voto de Minerva, foi acertado um valor intermediário, equivalente ao INPC mais 50% da sinistralidade”, relatou o conselheiro Júlio César Gomes, representante dos funcionários no Conselho Deliberativo da Banescaixa, em relação ao plano Familiar.
Sobre a reunião ocorrida no último dia 22, quando foi aprovado o reajuste do Plano Banescaixa, ele afirmou: “Fiz a ressalva: para que não haja evasão de associados, os reajustes devem acompanhar os reajustes salariais dos empregados”.









