Empregados da Caixa entregam minuta de reivindicações e discutem home office

10/08/2020 18:12

Na primeira rodada de negociações da pauta específica, foi assegurado que os empregados que coabitam com pessoas do grupo de risco permaneçam em teletrabalho

Foi aberta na sexta-feira, 7, a primeira rodada das negociações específicas da Caixa dentro das tratativas da Campanha Nacional dos Bancários 2020. Nesta rodada inicial, além da entrega oficial da minuta de reivindicações ao banco, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE|Caixa) debateu com os representantes do banco a manutenção do teletrabalho, especialmente para os empregados que coabitam com pessoas do chamado grupo de risco.

“Há dois meses consecutivos a covid segue matando uma média de 1.000 brasileiros por dia. Nesse fim de semana, rompemos a marca trágica de 100 mil vítimas da doença. Manter o home office nas áreas meio do banco e para os empregados que coabitam com pessoas do grupo de risco é uma questão de preservar vidas”, pontuou Rita Lima, diretora do Sindicato dos Bancários/ES.

A dirigente reforçou que os empregados que se enquadram nesse perfil e que por algum motivo não estejam em home office devem solicitar a liberação imediata ao gestor. “Se a demanda for negada, o empregado deve comunicar o Sindicato”. Ela destacou que a Caixa, aliás, nem deveria ter retirado do home office os empregados que coabitam com pessoas do grupo de risco. “Vamos acompanhar se o direito está sendo assegurado e os empregados que tiveram que voltar ao trabalho presencial estão retornando ao home office”, assinalou Rita Lima.

A CEE|Caixa também cobrou que o banco libere para o teletrabalho pais e mães de filhos em idade escolar. A Caixa não se posicionou de imediato, mas prometeu analisar o pleito dos empregados.

Ficou também acordado na reunião virtual que a Caixa irá criar um canal de denúncias para que empregados informem os locais que não estão seguindo o protocolo. As denúncias poderão ser anônimas.

Rita Lima afirmou que a primeira rodada, como previsto nas conferências, confirma que as negociações deste ano serão difíceis. “Por isso é muito importante a mobilização dos bancários e das bancárias da Caixa. Somente unidos e engajados na luta é que conseguiremos garantir e ampliar direitos”.

Ela acrescenta que o momento é de se manter informado pelos canais do Sindicato (site e redes sociais) e acompanhar as plenárias gerais, sempre virtuais, que começam nesta segunda-feira, 10, às 19h. “Estamos definindo uma agenda de reuniões virtuais por agências e plenárias específicas com os empregados da Caixa. Nos próximos dias vamos divulgar essa agenda”, afirmou Rita.

Calendário

A próxima reunião específica da Caixa, no âmbito da Campanha dos Bancários 2020, será na quarta-feira, 12, e terá como tema Saúde e Segurança.
12/08 – Temática: Saúde e Segurança
17/08 – Temática: Igualdade e Cláusulas Sociais
19/08 – Temática: Cláusulas Sociais