Bancários aprovam novo estatuto do Sindibancários/ES

28/09/2020 17:20

A partir da próxima gestão, que será eleita em 2021, o Sindicato contará com novos secretarias

Bancários e bancárias sindicalizados aprovaram as alterações no estatuto do Sindicato em assembleia virtual realizada na última sexta-feira, 25. O novo texto estatutário foi aprovado com 88,6% dos votos e traz importantes renovações para a atuação do Sindicato na defesa dos direitos da categoria bancária. Do total de votantes, apenas 9,5% foram contrários à proposta e 1,79% se abstiveram.

De acordo com o novo estatuto, a partir da próxima eleição para a direção do Sindicato, o mandato será de quatro anos, e não de três anos como é atualmente. A alteração além de enquadrar o Sindibancários/ES na média de tempo de mandato das entidades sindicais, também possibilita a execução do programa de gestão eleito com mais tranquilidade e assertividade.

Outra mudança importante advinda com o novo estatuto é a criação das secretarias da Mulher, dos Aposentados e da Igualdade e Diversidade. “Foi muito importante a participação dos bancários e bancárias nesse processo, inclusive na plenária que antecedeu a assembleia de votação onde abrimos o debate.  Eles entenderam a necessidade que havia de renovar nosso estatuto, adequando a estrutura e o funcionamento do Sindicato às novas questões do mundo do trabalho. Com a atualização do estatuto, podemos fortalecer nossa luta em defesa da promoção da igualdade de oportunidade dentro dos bancos”, destaca o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire.

A criação da Secretaria das Mulheres é uma antiga demanda das bancárias e irá ampliar o trabalho já desenvolvido pelo Coletivo de Mulheres, como destaca a diretora do Sindibancários/ES, Rita Lima. “A mudança estatutária é há muito tempo almejada pelas mulheres bancárias. Com uma secretaria específica na estrutura do sindicato, as demandas das bancárias ganham ainda mais visibilidade e todo o trabalho do Coletivo de Mulheres será fortalecido. Esse é um importante passo na organização da luta pela promoção da igualdade”, frisa Rita Lima.

A proposta do novo estatuto também regulamenta o uso dos termos Sindicato dos Bancários do ES, Sindibancários-ES, e/ou outras terminologias para se referir ao Sindicato, como forma de transição para o novo nome. Essas mudanças e a criação das novas secretarias têm prazo previsto para implantação apenas a partir da próxima gestão.