Os funcionários e as funcionárias do Banestes que fazem parte do grupo de risco vão continuar em home office até o dia 15 de junho. A juíza do Trabalho Rosaly Stange Azevedo (TRT-17a Região) acatou a ação do Sindicato dos Bancários/ES que pedia a manutenção da liminar, que era válida até esta sexta-feira, 30.
Na ação, o Sindicato alegou que a pandemia no Espírito Santo atravessa um momento bastante crítico, com as curvas de novos casos e óbitos em patamares elevados, assim como as taxas de ocupação de leitos de UTI-Covid, que seguem acima de 80%. Argumentação que foi prontamente acolhida pela magistrada que decidiu prorrogar a liminar por mais 45 dias (15/06/2021). Em janeiro, novamnete atendendo à demanda do Sindicato, a Justiça determinou que os funcionários do grupo de risco permanecessem em home office até o dia 30 de abril.
O diretor do Sindicato dos Bancários Carlos Pereira de Araújo (Carlão) disse que novamente prevaleceu o bom senso da Justiça em preservar as vidas dos bancários e das bancárias do Banestes que fazem parte do chamado grupo de risco.
“A manutenção da liminar nós dá um alívio porque protege a vida dos trabalhadores que são portadoras de comorbidades. Pessoas desse grupo são sabidamente mais vulneráveis a complicações caso sejam infectadas pela covid”.
O dirigente acrescentou que o Espírito Santo fechou abril com 9.524 óbitos e mais de 436 mil casos da doença. Carlão destacou que só nos primeiros quatro meses do ano, 4.370 pessoas perderam suas vidas para a covid no Estado. “Em apenas quatro meses atingimos quase o total de mortes de todo o ano passado (5.154). Não havia nenhuma condição para o retorno dos funcionários do grupo de risco. Ainda bem que a decisão da Justiça priorizou as vidas e não o lucro dos bancos”, afirma o dirigente.

