Absorventes ficam, Bolsonaro sai!
Nesta quinta, 07, Bolsonaro vetou a distribuição gratuita de absorvente menstrual para estudantes de baixa renda de escolas públicas, mulheres em situação de vulnerabilidade e encarceradas, previsto no Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, cujo projeto de lei foi aprovado em agosto na Câmara e em setembro pelo Senado.
Também foi vetado o trecho que determinava a inclusão de absorventes nas cestas básicas distribuídas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Com os vetos, Bolsonaro esvazia o Programa e enfraquece sua capacidade real de enfrentar a precariedade menstrual. O acesso à higiene menstrual é uma questão de saúde pública, um direito. Cabe ao estado garantir, por meio da estrutura pública, recursos e instrumentos para que esse direito se efetive.
A medida de Bolsonaro demonstra mais uma vez desprezo pelas mulheres e suas demandas. Resistiremos!
Pela derrubada dos vetos presidenciais pelo Congresso Nacional.
Pela vida das mulheres, #ForaBolsonaroeMourão

