Fenaban adia debate sobre covid entre bancários

04/03/2022 15:31

A participação dos especialistas em saúde que estava prevista para o encontro desta quinta não aconteceu. Uma nova reunião será realizada na segunda quinzena de março.

O Comando Nacional dos Bancários se reuniu nesta quinta-feira, 3, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para tratar das condições de segurança e saúde dos bancários em decorrência da covid-19, mas a discussão foi adiada a pedido dos banqueiros. Uma nova reunião será marcada na segunda quinzena de março. A participação dos especialistas em saúde que estava prevista para o encontro desta quinta não aconteceu, segundo a Fenaban, porque eles preferiram aguardar a consolidação do quadro da pandemia pós-Carnaval.

“Os banqueiros só querem debater os efeitos pós-covid nos bancários depois do dia 15, mas queriam abrir as agências com casos confirmados da doença a partir de hoje, sem sanitização, o que seria absurdo. Após protestos, adiaram para o dia 11, mas mesmo assim antes da reunião prevista com os especialistas em saúde e o Comando. É um descaso total com a vida dos trabalhadores”, afirmou Idelmar Casagrande, diretor do Sindicato que representou os bancários capixabas na reunião.

A ideia de ouvir profissionais de saúde é justamente para uma avaliação mais precisa sobre o quadro da covid-19 hoje no Brasil e para ter as recomendações a respeito dos protocolos de segurança sanitária para a atual fase da pandemia. Também serão discutidas as sequelas decorrentes da covid-19, uma vez que os trabalhadores ficaram expostos ao vírus no ambiente de trabalho. Pesquisa realizada pela Contraf-CUT aponta que 44% dos trabalhadores estão com a capacidade de trabalho afetada e continuam trabalhando.

O representante da Fenaban informou que os bancos assumem o compromisso de continuar trabalhando com prevenção e de estudar quais medidas serão tomadas devido às sequelas da doença. Em relação à suspensão da sanitização das agências e departamentos em caso de resultado positivo para covid-19, a Fenaban afirmou que será a partir do dia 11 caso o cenário pós-Carnaval não seja de agravamento da pandemia.